Por: redação | 1 mês atrás

Relação preliminar de candidato/vaga do concurso 2020 mostra que os cursos de Medicina mais uma vez foram destaque na escolha. Provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.

Os cursos da área da saúde são os mais concorridos no vestibular unificado 2020 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tradicionalmente, os cursos de Medicina foram destaques na escolha dos candidatos e voltaram a aparecer em primeiro lugar nas duas instituições.

Na relação preliminar o curso de Medicina da UFSC, no campus Florianópolis, consta como o mais concorrido no Vestibular 2020 com 5.854 inscritos e apresenta um índice de 83,63 candidatos por vaga.

Em seguida, aparecem na lista: Medicina da UFFS, no campus Chapecó, no Oeste catarinense, que contabilizou 968 inscritos na disputa por 13 vagas, sendo 74,46 candidatos por vaga; e o curso de Medicina da UFFS, no campus Passo Fundo (RS), com 1.020 candidatos disputando 22 vagas, sendo 46,36 candidatos por vaga.

Na UFSC, além de Medicina, estão entre os cursos com maior concorrência: Psicologia, Direito e Arquitetura e Urbanismo (Veja lista abaixo).

Nesta edição do concurso foram registrados o total de 25.669 inscritos, dos quais 3.667 tiveram sua solicitação de isenção do pagamento da taxa deferida.

10 cursos da UFSC mais procurados no Vestibular 2020

Ordem

1             Medicina – Florianópolis

2             Pscicologia – Florianópolis

3             Direito (diurno) – Florianópolis

4             Direito (noturno) – Florianópolis

5             Odontologia – Florianópolis

6             Arquitetura e Urbanismo – Florianópolis

7             Ciências da Computação – Florianópolis

8             Relações Internacionais – Florianópolis

9             Engenharia Mecânica – Florianópolis

10           Enfermagem – Florianópolis

 

10 cursos da UFFS mais procurados no Vestibular 2020

Ordem

1             Medicina – Passo Fundo

2             Medicina – Chapecó

3             Medicina Veterinária – Realeza

4             Enfermagem – Chapecó               68

5             Arquitetura e Urbanismo – Erechim

6             Ciências da Computação (noturno) – Chapecó

7             Administração (noturno) – Chapecó

8             Pedagogia – Laranjeiras do Sul

9             Agronomia – Erechim

10           Agronomia – Chapecó

Segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), a confirmação de inscrição definitiva, contendo a indicação do local onde o candidato realizará as provas, será publicada até o dia 22 de novembro.

O concurso irá preencher 70% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFSC e 30% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFFS para o ano letivo de 2020. Ambas as instituições manterão o sistema de cotas já estabelecido e a proporção de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por cada universidade.

Provas

As provas estão agendadas para os dias 7, 8 e 9 de dezembro, das 14h às 18h. No processo seletivo serão implementadas as ações afirmativas das Instituições de Ensino Superior (IES) destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, com recorte de renda, e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências.

O primeiro dia do concurso será no sábado, 7 de dezembro. Os candidatos responderão questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (12 questões), Segunda Língua (8), Matemática (10) e Biologia (10).

No dia seguinte, 8 de dezembro, serão contempladas: Ciências Humanas e Sociais (20 questões, sendo 7 de História, 7 de Geografia, 2 de Filosofia, 2 de Sociologia e 2 questões interdisciplinares); Física (10) e Química (10). Já no último dia de prova, 9 de dezembro, está agendada a redação e quatro questões discursivas.

Vestibular unificado

O diferencial do Vestibular 2020 é a promoção conjunta da UFSC e da UFFS. Os candidatos devem optar, no momento da inscrição, por uma das instituições, respondendo a mesma prova para o ingresso nos cursos de graduação.

Os vestibulandos devem escolher dentre 11 campi distribuídos pela região Sul. Em Santa Catarina, há vagas nas seguintes cidades: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, pela UFSC, e Chapecó, pela UFFS. No Paraná, existem opções de curso em Laranjeiras do Sul e Realeza, ambos da UFFS. Já no Rio Grande do Sul, os candidatos podem escolher entre Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo, todos também pela UFFS.