Há exatamente um ano, iniciavam os atendimentos odontológicos domiciliares, promovidos pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Balneário Camboriú. Até o momento, 81 pacientes sem possibilidade de locomoção já participaram da iniciativa, que ocorre semanalmente, às quartas-feiras.
Amabiles Carara mora com a mãe Clotilde, de 86 anos de idade. A idosa é acamada e, há um mês, faz o tratamento com a equipe itinerante. “Não temos como tirar ela do quarto e descer as escadas sem o uso de uma ambulância, então essa iniciativa foi muito boa para nós”, conta a filha da paciente.
O objetivo do atendimento domiciliar é a praticidade para o paciente na prevenção de doenças bucais e promoção da saúde. Em casa, o profissional é capaz de resolver queixas dentárias do paciente, fazer limpeza, extrações, profilaxia, remoção de focos de infecção dentários, diagnóstico de lesões bucais e dos agravos que acometem a cavidade oral decorrentes de doenças sistêmicas.
Na primeira visita, o paciente e demais moradores recebem um kit de higiene bucal. O horário das visitas é estratégico, considerando a rotina do paciente. No geral, as intervenções podem ser feitas no próprio endereço do paciente. Se o dentista achar necessária uma intervenção clínica, o procedimento é agendado e programado com um familiar do paciente.
Para receber atendimento em casa, é necessário que a pessoa seja acamada e esteja cadastrada no sistema da Secretaria de Saúde por uma das equipes de Estratégia de Saúde da Família. Para mais informações, ligue: (47) 3261-6244.