Acidente com três veículos deixa jovens mortos em SC

Um homem de 21 anos e uma mulher de 20 anos morreram após um grave acidente que envolveu três veículos em Rancho Queimado, na Grande Floriánopolis, na tarde deste domingo (19).

Conforme o Corpo de Bombeiros, um Mitsubishi Pajero bateu com a frente na lateral de um Volkswagen Fox branco. Os jovens que ocupavam o fox e não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

O motorista da Pajero, de 54 anos, não sofreu ferimentos.

Terceiro veículo no acidente

Os bombeiros explicam que o terceiro veículo, um Chevrolet Cobalt cinza, se envolveu por conta da perda do controle do carro na curva devido ao acidente. O veículo bateu na barreira, mas não teve contato direto com os outros dois veículos.

Helicóptero com presidente Ebrahim Raisi cai; montanhistas fazem buscas em floresta no Irã

Um helicóptero que levava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, caiu neste domingo (19) em uma área de floresta na região de Varzaqan, no noroeste do país. Segundo a Irna (Agência de Notícias da República Islâmica), cerca de 40 equipes de resgate, drones e montanhistas fazem buscas no local.

O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, disse à televisão estatal iraniana que, sobrevoar a região é “impossível” devido às condições meteorológicas.

A queda aconteceu quando o presidente e uma comitiva com o alto escalão do governo iraniano voltavam da cerimônia de inauguração de uma barragem na fronteira do Irã com o Azerbaijão.

Inicialmente, interlocutores do governo afirmaram que se tratava de um “pouso de emergência”, mas após algumas horas passaram a tratar o caso como acidente.

Segundo Vahidi, houve contato com pessoas da equipe do presidente, mas as condições de isolamento da região tornam o contato difícil. “Tendo em conta que a zona é montanhosa e é difícil estabelecer contato, esperamos que as equipes de resgate cheguem rápido ao local do incidente para nos dar mais informações”, disse.

Ebrahim Raisi tem 63 anos e é presidente do Irã desde 2021, após vencer as eleições no país com 60% dos votos

Cantor sertanejo Guilherme Leon morre em acidente após assinar contrato com gravadora

O cantor e compositor Guilherme Leon, de 32 anos, morreu no sábado (18), após se envolver em um acidente de carro, na Rodovia Raposo Tavares, em Mairinque, no estado de São Paulo. O artista voltava de Goiânia, em Goiás, onde assinou seu primeiro contrato com uma gravadora.

Segundo informações divulgadas até o momento, Guilherme seguia pela pista sentido Sorocaba (SP), quando outro veículo teria invadido a contramão e batido de frente com o carro dele. A esposa do cantor, que também estava no veículo, foi socorrida com vida e encaminhada para o hospital. A Polícia Civil de Mairinque está investigando o caso.

Produtor comenta sonho de Guilherme Leon

Nas redes sociais, o produtor musical Cristiano Kauzner, que esteve com Guilherme nos últimos dias em Goiânia, publicou um vídeo falando sobre o cantor.

“Há 8 meses, Deus colocou esse cara na minha vida chamado Guilherme. Ele me disse: ‘Cris, meu sonho é gravar uma música em Goiânia, me ajuda’. É de lá pra cá nós viramos amigos. Toda vez que ele falava que vinha [para Goiânia] não dava certo. Eu arrumei uma música pra ele, pra ajudar ele ao máximo, porque ele era muito sonhador. Gravamos o vídeo clipe dele na quinta, ele chorou, me abraçou e falou: ‘obrigado por tudo que eu vivi em Goiânia nesses dias’.

Guilherme chegou a publicar uma foto enquanto assinava o contrato. “Assim assino meu primeiro contrato. Deus sempre foi fiel e quem espera sempre alcança. Gratidão”, escreveu.

Cidades de SC registram em dois dias volume de chuva maior que o esperado para mês de maio

Em dois dias, algumas cidades de Santa Catarina registraram mais chuva do que o esperado para todo o mês de maio. Com acumulados acima dos 200 milímetros de água nas últimas 48 horas em algumas cidades, o Estado teve como municípios com os maiores volumes de precipitação registrados Vidal Ramos, Rio do Sul, Lontras, Botuverá e Taió.

Todas essas cidades, inclusive, estão com os níveis dos rios em situação emergencial. Por conta das ocorrências de alagamentos, conforme boletim da Defesa Civil estadual divulgado ao meio-dia deste domingo (19), há um total de 274 desalojados e 614 desabrigados em todo Estado.

Há afetados em Rio do Sul (467); Presidente Getúlio (79); São João Batista (56); Lontras (41); Pouso Redondo (36); Taió (35); Agronômica (27); e Blumenau (17).

Elevação do nível dos rios

Devido aos volumes de chuva, os rios apresentaram significativa elevação nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí e Tijucas. Na região do Alto e Médio Vale diversos municípios registraram inundações entre a tarde de sábado e a manhã do domingo, quando os rios atingiram níveis de emergência, como Rio do Sul, Ituporanga, Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Lontras, Blumenau e Presidente Getúlio.

Ainda na bacia hidrográfica do rio Itajaí-Mirim, devido às chuvas principalmente em áreas de cabeceira, os pontos de monitoramento nos municípios de Vidal Ramos e Botuverá também atingiram níveis emergenciais, e Brusque atingiu nível de alerta para inundação, sendo registrado extravasamento em diversos pontos nesses municípios.

Já na região da Grande Florianópolis, na bacia hidrográfica do rio Tijucas, os rios nos municípios de Nova Trento, Major Gercino e São João Batista também apresentaram elevação neste período, com destaque ao município de São João Batista, onde o nível do rio Tijucas atingiu nível de alerta, causando extravasamento do rio no município.

Vítimas desaparecidas e decretos de emergência

Na noite de sábado (16), um funcionário de uma empresa de internet desapareceu em um rio em Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, após o veículo em que estava ser arrastado pela correnteza. Outros dois trabalhadores que estavam no veículo conseguiram se salvar. O homem ainda não foi encontrado e as buscas continuam neste domingo.

Em Trombudo Central, no Vale do Itajaí, um homem de 59 anos também foi arrastado pela enxurrada após o carro que conduzia cair em um rio, no início da manhã deste domingo. A vítima conseguiu sair do veículo e, após buscas, foi encontrado a 100 metros do local em que foi arrastado. Ele foi levado ao hospital.

No total, pelo menos 20 cidades são atingidas pelas chuvas deste a noite de sexta-feira (17). Dessas, de acordo com a Defesa Civil estadual, oito decretaram situação de emergência. São elas: Passos de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul.

Obras de esgotamento de Bombinhas avançam com diferentes frentes de trabalho

As obras de esgotamento sanitário, realizadas pela Águas de Bombinhas, seguem com diferentes frentes de trabalho na cidade. Nos próximos dias as equipes se encontram nas ruas Cachalote, Mico Leão Dourado, Golfinho e Cavalo. Além da instalação da nova rede coleta, a concessionária vem realizando também ligações domiciliares de esgoto.

Conforme Maraísa Mendonça, diretora executiva da empresa, para este ano está previsto mais um importante passo do novo sistema: a construção e início da operação da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), construída no bairro José Amândio.

Além disso, a equipe prevê, também, a instalação de mais 14 quilômetros de rede distribuídas principalmente entre o Centro e Bombas. “As obras seguem dentro do cronograma, já conquistamos um avanço significativo e a previsão dos trabalhos não poderia ser melhor”, completa ela.

Além do cronograma de obras, a concessionária vem investindo também em um plano de comunicação entre os moradores. Semanalmente um profissional da empresa visita as residências esclarecendo dúvidas e distribuindo material informativo sobre este importante investimento.

Para saber mais sobre as ações da empresa acesse as redes sociais pelos endereços www.facebook.com.br/aguasbombinhas e Instagram @aguasbombinha

Roteiro de Ecoturismo de Itapema é divulgado na Avistar 2024

Itapema está presente na Feira Avistar Brasil 2024. O Encontro Brasileiro de Observação de Aves acontece, de 17 a 19 de maio, no Campus da Universidade de São Paulo (USP) e reúne expositores de todo o Brasil e da América Latina para promover e apresentar seus destinos, pousadas, operadoras e outras formas de produção artística e cultural relacionadas às aves e natureza.

O município conta com um stand para a divulgação do Roteiro de Ecoturismo que tem como base a preservação do refúgio da vida silvestre e o turismo sustentável. A proposta é fortalecer ainda mais a cidade como destino desta prática para o público nacional e internacional.

A ação é realizada pela Prefeitura Municipal de Itapema em parceria com Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI).

Estufa com 44 pés de maconha é encontrada em Itajaí

A Polícia Militar de Itajaí, Litoral Norte catarinense, encontrou uma estufa com 44 pés de maconha em uma casa no bairro Santa Regina. Os policiais conseguiram ver a plantação por cima do muro após denúncia, na tarde desta quinta-feira (16).

De acordo com o relato da Polícia Militar, um homem de 50 anos natural de Arapongas/PR confirmou a existência da estufa e onde realizava o procedimento de colheita das flores e acondicionamento em embalagens.

Itens apreendidos

No total, foram encontradas 26 embalagens individuais da erva prontas para a comercialização, pesando 289g no total.

No interior do imóvel também foram localizadas uma balança de precisão, mais cinco porções da droga pesando 710g, 12 embalagens de sementes da planta pesando 126g, um alicate, uma faca e um celular.

O homem foi encaminhado para a Delegacia de Plantão Policial juntamente com o material ilícito apreendido.

Após briga de vizinhos, irmãos são presos suspeitos de homicídio em Florianópolis

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, nesta quarta-feira (16), dois homens suspeitos de terem matado um homem a tiros, após uma briga de vizinhos, em Florianópolis.

Briga de vizinhos resulta na prisão de dois homens por homicídio

O crime aconteceu em 21 de abril deste ano, e teria sido motivado por uma discussão entre a vítima e os dois suspeitos, que são irmãos.

Segundo informações da Delegacia de Homicídios da capital, os irmãos foram localizados no bairro de Canasvieiras, e encaminhados, em seguida, até a Central de Plantão Policial da capital.

Relembre a briga de vizinhos que resultou em morte

Um homem de 45 anos foi morto a tiros após uma discussão com seu vizinho, no bairro Vargem do Bom Jesus, no Norte da Ilha. Na época em que o crime ocorreu, a Polícia Militar informou que a vítima chegou a ser socorrida, mas morreu ainda no local.

Alesc reconhece os 35 anos de fundação do Grupo ND com solenidade

A sessão de quinta-feira (16) da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) foi suspensa logo no início, mas o motivo era nobre: prestar, a pedido do deputado Napoleão Bernardes, homenagem aos 35 anos de fundação do Grupo ND. O presidente Marcello Corrêa Petrelli subiu à tribuna para contar a história vitoriosa iniciada pelo pai, Mario José Gonzaga Petrelli, no fim dos anos 1980.

“Iniciamos nossa jornada a partir de uma pequena emissora de TV, em Chapecó, no Oeste, por iniciativa do meu pai, Mario José Gonzaga Petrelli, a quem sou muito grato. Ele me deu oportunidade de estar na empresa desde o início, portanto, há 35 anos”, disse Petrelli na tribuna.

A cerimônia, realizada no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, teve a participação dos prefeitos de Florianópolis e São José, deputados, diretores e colaboradores do Grupo ND. Nas galerias do plenário, estudantes do curso de jornalismo da Furb, de Blumenau, que também visitaram as instalações do grupo nos altos do Morro da Cruz.

A homenagem foi aceita de forma unânime pelos 40 deputados e marcada por um emocionado Petrelli fazendo alusão ao pai, agradecendo aos colaboradores, ao mercado anunciante, órgãos públicos, à Rede Record e à audiência dos veículos do Grupo ND.

Maior produtor de conteúdo regional do Brasil

O projeto iniciado há 35 anos se expandiu e hoje a NDTV é a maior produtora de conteúdo regional do Brasil e a maior afiliada da Record TV, produzindo mais de 22 horas de jornalismo por dia.

“Posso garantir aos senhores que o Grupo ND seguirá pelos próximos anos em defesa dos ideais que nos conduziram até hoje. Fomos o primeiro grupo de comunicação a introduzir a pauta positiva, valorizando as boas iniciativas, os bons exemplos e ações em benefício da sociedade. A mídia tem a obrigação de noticiar e denunciar, mas também de divulgar os fatos positivos”, destacou Petrelli.

Disse que o segredo para chegar aos 35 anos e seguir crescendo é estar num ambiente fértil. “Santa Catarina é um Estado muito saudável, tem empresas centenárias, então, é se espelhar nelas. É uma sociedade extremamente ativa, engajada, que todos os dias acorda querendo fazer o melhor para si e para os outros.”

Reverência ao pai

Petrelli também comentou a falta do pai, presidente emérito do Grupo ND e fundador da empresa, Mario Gonzaga Petrelli: “Faz muita falta, porque foi o grande visionário no sentido de que comunicação era um bem necessário e sempre teve a visão de que era um bem muito mais para os outros do que para si”, destacou Petrelli citando, em seguida, a figura materna, Dircéa Corrêa Petrelli. “A estrutura vem do casal. O homem faz uma parte, a mulher outra e assim é feito o complemento”, conclui.

Para o futuro, disse que é preciso entender as transformações e estar em todas as plataformas, entendendo o que o público deseja consumir.

Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto disse que qualquer gestor público precisa ter uma boa comunicação com a população e a comunicação de massa, quando é feita por meio de um veículo com credibilidade e alcance, como o Grupo ND, é fundamental para qualquer prefeito, em especial falando pela Grande Florianópolis.

“O ND tem se caracterizado como o veículo que foca nas coisas da cidade. Com toda abrangência global, mas é muito importante para as comunidades locais. Os 35 anos do ND representam um conforto para nós que precisamos nos comunicar”, disse Topázio.

Forte conexão com Santa Catarina

Propositor da homenagem, Napoleão Bernardes ressaltou que o Grupo ND tem uma conexão muito forte com Santa Catarina, porque desde o início é vanguardista em buscar essa identificação com as peculiaridades regionais. “Nasceu já com vocação regional, de integração, e por isso o reconhecimento pela unanimidade dos deputados. Reconhecer a ND é autoexplicável e autojustificável, por uma história de muita relevância, em relação a esse grupo tão brilhante.”

“Leio o jornal todos os dias, vejo a TV, porque retrata as potencialidades de cada região. É uma comunicação amiga, próxima, afetiva e deu liga com Santa Catarina”, conclui.

O diretor de Conteúdo do Grupo ND, Luís Meneghim, declarou que, para os jornalistas, é um grande orgulho receber essa homenagem. “O Grupo ND hoje é o maior empregador do mercado. Em todo o Estado são mais de 300 jornalistas.”

Há 15 anos na empresa, Meneghim iniciou em Joinville, para implantar o jornal ND e acompanhou o crescimento dos últimos anos.“É uma grande escola. Começamos com televisão, fomos para o digital, rádio, o grupo está avançando em todas as plataformas. Esses 35 anos são uma referência de muito trabalho, evolução e investimento constante.”

A força do Grupo ND

Petrelli também demonstrou a força da empresa que começou com apenas uma emissora de TV no Oeste. Hoje, são 620 profissionais. Além das emissoras da NDTV Record e da Record News, o Grupo ND tem o Jornal ND – o único com circulação diária na Grande Florianópolis.

No digital, o ND Mais é líder e está entre os maiores portais de notícias do país. Em abril foram mais de 80 milhões de páginas vistas por mais de 16 milhões de usuários únicos, segundo o ranking do IVC (Instituto Verificador de Comunicação).

Nos últimos anos, a empresa investiu no segmento de out of home, os relógios presentes, por exemplo, na avenida Beira-mar. Também investiu em emissoras de rádio – uma em Joinville, outra em Chapecó. “Somos TV, digital, jornal, revista, rádio e mídia exterior. E o que mais vier”, ressaltou Petrelli.

O que disseram os parlamentares sobre o Grupo ND

“O Marcello Petrelli simboliza a memória de um líder inspirador para nós, o doutor Mario, que certamente está aqui nos iluminando nessa jornada. A Alesc aprovou por unanimidade essa homenagem por série de razões. Homenagear o ND é, de fato, reconhecer a excelência do jornalismo e da comunicação catarinense” — Napoleão Bernardes, deputado do PSD, propositor da homenagem
“Gostaria de cumprimentar esse grande empresário Marcello Petrelli. Tenho orgulho de dizer que sou cliente do Grupo ND e acompanho muito o trabalho. Parabéns pelo exemplo, pelo profissional que você é. Você é um orgulho muito grande para nós, catarinenses” — Nilso Berlanda, deputado do PL
“Sempre tive relação muito amistosa com o saudoso Mario, e o Marcello conseguiu inovar, reinventar. É um exemplo de gestão empresarial. Parabéns ao ND pela regionalização e pelo primeiro lugar de audiência em muitas regiões do Estado, sempre crescendo. Exemplo de credibilidade, profissionalismo e isenção” — Jair Miotto, deputado do União Brasil
“Quero enaltecer a coragem, porque sempre digo que copiar dos outros é fácil, agora, criar onde não tem ainda uma história, uma trajetória de comunicação regionalizada do porte que foi construído em nosso estado é de muita coragem, ousadia e persistência” — Luciane Carminatti, deputada do PT
“É homenagem merecida. O Grupo ND tem história em Santa Catarina. Quero enaltecer que quando eu era prefeito de Palhoça, as boas práticas apresentadas pelo ND abriram a oportunidade de mostrarmos o que estávamos fazendo de bom. Tem imprensa que só vende o difícil, o ruim. O ND mostra as boas ideias” — Camilo Martins, deputado do Podemos
“É um grande momento do Grupo ND. Nós, deputados de outras regiões, sempre fomos muito recebidos. O sucesso do ND, sem dúvidas, passa pelo jeito de administrar, sempre valorizando a família e os colaboradores. E, o mais importante, é que o grupo está preocupado com o desenvolvimento de Santa Catarina” — Estener Soratto, deputado do PL
“A notícia é muito importante, mas a notícia verdadeira. Já fomos vítimas da imprensa marrom e sabemos o quanto isso prejudica políticos e até a iniciativa privada. Ao Marcello, parabéns pelo grande trabalho profissional feito em todo o Estado de Santa Catarina” — Antídio Lunelli, deputado do MDB
“Marcello Petrelli é, indiscutivelmente, um grande gestor e empreendedor. Quando fui prefeito de Porto Belo, o ND foi amigo do município e da região, principalmente nos momentos mais difíceis, como as cheias, e grupo sempre esteve presente levando a realidade. Que possam comemorar muitos e muitos aniversários” — Emerson Stein, deputado do MDB
“De forma cordial, carinhosa e respeitosa, gostaria de homenagear e parabenizar o Marcello Petrelli por toda a construção do Grupo ND. Quero enaltecer a permanência do jornal físico, especialmente nesse momento em que as pessoas estão perdidas no acesso à informação. É fundamental que haja nome, sobrenome, assinatura e conferência. Isso se faz com equipe qualificada” — Marquito, deputado do PSOL
“Temos um orgulho muito grande de tê-los em Santa Catarina completando 35 anos. São exemplos de boas práticas e inspiração. Nosso Estado é diferenciado, tem muito a contribuir com a União e, nesse conjunto, temos o Grupo ND, que tem a marca de Santa Catarina, a marca do sucesso, da retidão” — Carlos Humberto, deputado do PL
“Só se vence com uma equipe e sabemos a motivação que o senhor dá a todos os colaboradores. Eu todo dia saio daqui com a edição impressa na mão. Deixar meu registro e admiração à edição immpressa e parabenizar toda equipe. São um orgulho para Santa Catarina” — Mauricio Eskudlark, deputado do PL
*Além dos deputados que se manifestaram, participaram da homenagem ao Grupo ND os seguintes parlamentares: Neodi Saretta (PT), Jessé Lopes (PL), Lucas Neves (Podemos), Mauro de Nadal (MDB), Oscar Gutz (PL), Marcos da Rosa (União Brasil), Pepê Collaço (Progressistas) e Padre Pedro Baldissera (PT), que presidiu a sessão.

Coluna Pelo Estado: Investimentos nos Portos de Santa Catarina

Um encontro realizado esta semana, em Brasília, reuniu o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio da Costa, e parlamentares catarinenses para discutir o futuro dos portos do Estado e a expansão do Aeroporto de Navegantes. Também estiveram presentes todos os presidentes dos cinco principais portos catarinenses: Imbituba, Navegantes, Itajaí, São Francisco do Sul e Itapoá.
Durante o encontro, foram apresentados os planos de expansão para cada um dos portos, com destaque para a projeção de que, juntos, eles possuem um potencial superior ao do renomado Porto de Santos. Segundo as discussões, espera-se que parte dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) seja destinada para essas expansões, incluindo melhorias no canal de acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá.
Um dos pontos críticos apontados na reunião ficou com o Porto de Itajaí, que atualmente está inoperante. A projeção é de que, dentro de aproximadamente 15 a 20 dias, seja definido um novo contrato com uma empresa para operação provisória, com uma concessão que poderá durar dois anos, seguida por uma nova concessão de longo prazo que poderá variar de 25 a 50 anos. Quem deve assumir a operação é a JBS (dos irmãos Batista), por meio da subsidiária Seara. A expectativa é que o início das operações ocorra no segundo semestre.
Além disso, foi confirmado um compromisso de investimento de 50 milhões de reais para a dragagem do Porto de Itajaí, a ser liberado em duas etapas, com a primeira parcela de 25 milhões disponibilizada em breve.
Liderado pelo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Valdir Cobalchini (MDB), este foi o primeiro encontro no qual os cinco portos de Santa Catarina foram representados simultaneamente em Brasília.

Defesa do Consumidor

Nesta quarta-feira, 15, o Procurador-Geral de Justiça catarinense, Fábio de Souza Trajano, foi indicado para a presidência do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC). “Vamos assumir a coordenação desse grupo valoroso, pensando em construir estratégias a partir das bem sucedidas experiências que temos em nosso Estado e em outras unidades da federação, em parceria com os demais órgãos e entidades do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”, declarou. O objetivo do grupo é definir estratégias, metas e prioridades de atuação dos membros com atribuição na área. Além disso, o GNDC deve fomentar a consolidação do posicionamento do Ministério Público nos estados.

Migrantes

Como foi antecipado aqui na Coluna na última edição, a predisposição de Santa Catarina para receber os vizinhos gaúchos enquanto o estado se recupera é grande.
Esta semana, na tribuna da Assembleia Legislativa (Alesc), o deputado estadual Fabiano da Luz (PT) ressaltou que devemos ser o primeiro estado a estender a mão para os migrantes. Ele destacou que devemos aprender mais uma vez a tratar o migrante ou o imigrante como um cidadão, “porque as divisas, as cercas, os territórios foram criados pelo homem e não pode ser isto o que nos divide. Precisamos unir todos os esforços para acolhê-los, independente de onde vêm.”
Jorginho que se prepare para a futura crescente populacional no Estado.

Projetos de Lei

Dois projetos de lei foram protocolados na Alesc, esta semana, pela deputada Paulinha (Podemos), como respostas à situação de calamidade provocada pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. O primeiro projeto de lei autoriza o Governo do Estado a prestar auxílio aos municípios do RS e do Paraná que estiverem em situação de emergência. O propósito é agilizar a reconstrução das áreas afetadas e garantir assistência humanitária às comunidades atingidas. Já o segundo projeto de lei institui o Sistema Estadual de Prevenção, Informações e Monitoramento de Desastres Naturais. Este sistema abrange uma série de medidas destinadas à redução dos riscos de desastres, como enchentes, deslizamentos de terra e secas, buscando a proteção e apoio das comunidades afetadas.

Vistoria do TCE

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) entra na terceira etapa de um pente-fino em contratos e obras de infraestrutura no Estado que somam R$ 2,9 bilhões. Até o fim do mês, os auditores percorrerão ao menos mil quilômetros de rodovias estaduais e analisarão, na sequência, toda a documentação referente a obras em oito rodovias que fazem partes dos 25 contratos mais relevantes e que apresentam atraso significativo, entre elas as obras na SC-445, SC-108 e SC-120 nos municípios de Criciúma, Jacinto Machado, Santa Rosa de Lima, São José do Cerrito, Lebon Régis, Guaramirim e Major Gercino.

Agressão

O ex-deputado Estadual, Bruno Souza, (PL), acusou, nas redes sociais, estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) de tê-lo agredido após tentar conversar com alguns alunos grevistas. De acordo com Souza, os estudantes bloquearam as entradas da universidade sem autorização legal. Bruno Souza afirmou que chegou educadamente, porém, foi empurrado e teve seu gravador roubado.
Em suas redes sociais, Bruno Souza diz que “Isso não vai ficar assim”.
Esta não é a primeira vez que o político é agredido na Universidade. Em 2019, ele foi atacado por um grupo que exibia uma faixa Lula Livre e queria a assinatura do parlamentar em uma petição favorável a liberação do ex-presidente Lula da prisão.

Porto Belo participa da COPA BC de Futebol de Campo

No último sábado (11), as equipes de Futebol de Campo de Porto Belo participaram da primeira rodada da Copa BC, realizada na cidade de Balneário Camboriú.

Comandadas pelo professor Maicon Miranda, a equipe de Porto Belo entrou em campo conquistando vitória na categoria sub-14. A equipe sub-16, que conta com a participação de seis equipes, demonstraram resistência e prometem voltar mais fortes.

Com o apoio do Governo Municipal por meio da Fundação Municipal de Esportes, as equipes seguem intensificando os treinos e se preparando para os próximos jogos da Copa.

Porto Belo inicia Semana da Enfermagem

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (16), a abertura da Semana da Enfermagem. A iniciativa é uma forma de homenagear e reconhecer os profissionais da saúde, bem como realizar ações em alusão ao Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio.

O encontro aconteceu no Parque Natural Municipal da Lagoa do Perequê e contou com dinâmicas, palestras e uma roda de conversa que incentiva o profissional a cuidar mais de si mesmo enquanto cuidam dos outros.

O prefeito de Porto Belo Joel Lucinda destaca a importância se uma programação especial para estes profissionais, que no dia a dia se dedicam a cuidar da população. “Estamos reunindo a equipe de enfermagem para lembrá-los da importância de cuidar mais de si. Esta é uma ação fundamental para promover o bem-estar e a eficácia no trabalho. É um momento para eles, para que possam entender a importância de práticas de autocuidado, como descanso adequado, atividade física, alimentação saudável e técnicas de gerenciamento de estresse” – destaca o prefeito.

Porto Belo oferece Escolinha Esportiva de Vôlei de Praia

O Governo Municipal de Porto Belo por meio da Fundação Municipal de Esportes está com inscrições abertas para a Escolinha Esportiva de Vôlei de Praia, que atualmente conta com a participação de 30 alunos com idades entre 10 e 17 anos.

As aulas acontecem regularmente todas as segundas e quartas-feiras, no período matutino e vespertino, das 8h30 às 10h e das 14h30h às 16h, na Praia do Baixio.

Ministrada pelo professor Pedro Priori, as aulas trabalham condicionamento físico através de exercícios específicos de coordenação, ganho de força, flexibilidade, potência e resistência, além de desenvolver a questão emocional e mental dos participantes, adquirindo mais confiança, respeito e persistência a cada treino.

Para aqueles interessados em participar da escolinha, as inscrições podem ser feitas através do site da Fundação de Esportes de Porto Belo, no endereço www.fmeportobelo.sc.gov.br.

PREFEITURAS DE BOMBINHAS E PENHA E CONCESSIONÁRIAS ÁGUAS DE BOMBINHAS E ÁGUAS DE PENHA EMPRESTAM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA PARA O RS EM AÇÃO SOLIDÁRIA

Em um gesto de união e compromisso com o bem-estar da população, as Prefeituras de Bombinhas e Penha, em conjunto com as concessionárias Águas de Bombinhas e Águas de Penha, controladas pela AEGEA, estão emprestando duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) modulares para o Rio Grande do Sul. Com as inundações de duas das principais estações que abastecem cidades da região metropolita de Porto Alegre, as estações junto com outras três que estão sendo enviadas do Rio de Janeiro e São Paulo vão ajudar a abastecer 350 mil pessoas.

Com capacidade total de tratar 90 litros de água por segundo, as ETAs modulares representam um reforço crucial para a estrutura de abastecimento, em Esteio e Sapucaia do Sul na região metropolitana de Porto Alegre, complementando o tratamento de água potável para as áreas atingidas. As estações garantem operação ininterrupta durante o tempo necessário, assegurando o acesso à água potável para a população em um momento de grande necessidade. Os dois equipamentos fazem parte de um conjunto de cinco estações enviadas pela holding para o Rio Grande do Sul.

Destino estratégico para minimizar o sofrimento

A escolha da região metropolitana de Porto Alegre, como destino das ETAs se deu devido ao alto nível de impacto das inundações na localidade. A instalação das estações permitirá o tratamento de água de forma rápida e eficiente, contribuindo para a saúde e o bem-estar das famílias afetadas pelas enchentes.

O envio das ETAs modulares demonstra o compromisso das prefeituras e das concessionárias com a responsabilidade social e o apoio mútuo entre comunidades. A ação evidencia a importância da união de esforços para superar desafios e garantir o acesso à água potável, um direito fundamental para a vida humana.

Prefeitos destacam a importância da solidariedade

“Nossa cidade e toda a região foi atingida por fortes chuvas e nossos vizinhos gaúchos sempre nos prestaram todo o apoio necessário. Portanto, chegou a nossa vez de estender a mão e ajudar. Já doamos donativos e equipes seguem inclusive no Estado, mas, sentimos que podemos fazer ainda mais, e por isso disponibilizamos as ETAs”, ressalta o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa.

Já o prefeito de Bombinhas, Paulinho Dalago Muller, foi para a cidade de Eldorado do Sul (RS) junto com sua equipe de Defesa Civil, auxiliar nos trabalhos e prestar apoio. “Aqui a esperança se renova a cada gesto de solidariedade. Enquanto máquinas trabalham incansavelmente nas ruas, nossa equipe se dedica a entregar alimentos para aqueles que mais precisam”, comenta. “O empréstimo de um dos módulos de nossa ETA, tão importante para Bombinhas, vai ajudar a reconstruir nosso estado vizinho, onde vivem nossos irmãos”, conclui Paulinho.

Diretora da Águas de Bombinhas e Água de Penha explica a escolha dos destinos Maraisa Mendonça, diretora executiva das Águas de Bombinhas e Água de Penha, explica que a escolha da região metropolitana de Porto Alegre como destino dos equipamentos se deu devido ao alto nível de impacto das inundações na localidade. “A instalação das estações permitirá o tratamento de água de forma rápida e eficiente, contribuindo para a saúde e o bem-estar das famílias afetadas pelas enchentes”, afirma. “Ações conjuntas como essa são exemplos de como a união e a solidariedade podem fazer a diferença na vida das pessoas, especialmente em momentos de crise”, completa.

Artista Mônica Turato promove educação ambiental nas escolas de Porto Belo

A iniciativa faz parte do projeto de Educação Ambiental, promovido pela Famap e Secretaria de Educação

Alunos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Porto Belo tiveram na última semana uma experiência diferente com papel. Através dos ensinamentos da artista Mônica Turato, os alunos participaram de uma oficina de reciclagem de papel, gerando uma nova concepção sobre o material.

A oficina teve duração de duas horas e as crianças aprenderam sobre a origem do papel, seu processo de fabricação e a importância da reciclagem para o meio ambiente.

Voltada para crianças a partir do pré, a atividade contribui para valores importantes sobre a preservação ambiental e a formação de cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis.

Cultura realiza segunda audiência pública da Lei Aldir Blanc

A Secretaria de Cultura realizou a segunda audiência pública sobre a Lei Aldir Blanc. O encontrou contou com a presença de artistas, produtores culturais e gestores e serviu como oitiva para definir as áreas que serão contempladas com recurso e as diretrizes que vão nortear a elaboração do edital.

Regulamentada pelo Governo Federal por meio do Decreto nº Decreto 11.740/2023 estabelece o repasse recursos aos municípios. A próxima etapa será a elaboração do edital para os proponentes.

MARICULTORES CATARINENSES: ENVIO DO RELATÓRIO ANUAL DE PRODUÇÃO ATÉ 31 DE MAIO (PRAZO FINAL ESTENDIDO)

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) estendeu o prazo para o envio do Relatório Anual de Produção da Aquicultura em Águas da União (RAP) até o dia 31 de maio de 2024, referente ao exercício de 2023.

Maricultores catarinenses que ainda não submeteram seus relatórios podem procurar a Epagri para auxílio no processo. O envio deve ser realizado através do Sistema Nacional de Autorização de Uso de Águas da União para Fins de Aquicultura (SINAU).

Apesar das recentes reformas e adaptações no sistema SINAU, resultando em atrasos para alguns produtores na submissão dos relatórios, o MPA concedeu uma prorrogação do prazo, que usualmente encerraria em abril.

O escritório da Epagri em Bombinhas alerta que, até o momento, apenas 26 dos 63 cessionários cumpriram com a obrigação. É importante ressaltar que os produtores que não realizarem o envio correm o risco de ter seus contratos rescindidos, o que tem ocorrido nos últimos anos, resultando na perda da área concedida. Além disso, é necessário ter cadastro no portal gov.br para acessar o sistema.

Técnicos da Epagri estão disponíveis para auxiliar aqueles que encontrarem dificuldades no processo, conforme previsto em convênio estabelecido entre a Empresa e o MPA.

É relevante mencionar que nos dias 30 e 31 de maio, quinta e sexta-feira, será ponto facultativo (Corpus Christi) decretado pelo governo do Estado, portanto não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais.

Obrigatoriedade do Relatório

Para operar a aquicultura de forma regularizada, o maricultor necessita obter a cessão de uso de espaços físicos em corpos d’água de domínio da União, sob responsabilidade do Ministério da Pesca e Aquicultura. Ao adquirir esse direito, assume-se o compromisso de informar anualmente ao Ministério sobre a produção realizada. O descumprimento dessa obrigação pode acarretar em sanções, incluindo a perda do direito de uso da área concedida.

Essas informações são essenciais para que o governo tenha conhecimento da realidade da cadeia produtiva da aquicultura em águas da União. A partir desses dados, torna-se possível implementar ações de ordenamento, fomento e monitoramento da maricultura, visando o desenvolvimento sustentável da atividade.

Mais Informações

Escritório Municipal da Epagri de Bombinhas

Endereço: Avenida Rio Tapajós, 180, Zimbros – Bombinhas – SC

UPA de Itapema terá atendimento 24 horas a partir desta quinta-feira (16/05)

A partir desta quinta-feira (16/05) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapema passa a atender 24h os casos de urgência e emergência, adulto e pediátrico. A gestão da UPA agora é com o Instituto Maria Schmitt (IMAS) e conta com toda estrutura necessária, desde salas de atendimento, observação e de urgência, além de raio-x e laboratório de análises clínicas.

A UPA está localizada na Rua 708-A, no Bairro Casa Branca, ao lado do novo hospital municipal. “Foi um momento muito aguardado e agora as portas na nossa UPA estarão sempre abertas para atender nossa população”, destacou o Secretário de Saúde, Alexandre dos Santos.

Coluna Pelo Estado: Quem irá acolher os gaúchos durante reconstrução do estado

Diante de um dos maiores desastres naturais do Brasil, famílias gaúchas têm vindo para Santa Catarina para serem acolhidas e a Assistência Social do Estado tem ajudado em questões relacionadas a abrigos, encaminhamentos de documentação, benefícios eventuais e até para o mercado de trabalho. O governo catarinense também tem amparado os pacientes oncológicos oriundos do estado vizinho. O governador Jorginho Mello (PL), inclusive, enviou esta semana uma remessa de medicamentos para os desabrigados, com auxílio da Polícia Militar. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), por exemplo, maior cidade entre o RS e Florianópolis, inaugurou uma sala de monitoramento e encaminhamento para os gaúchos que estão batendo lá, o Centro de Acolhimento Rio Grande do Sul.

Por enquanto, o governo vem auxiliando em uma situação de emergência, mas há a possibilidade real dele ter que abraçar um contingente maior de “moradores” nos próximos meses.

Isto porque as autoridades já informaram que a previsão para recuperação total do RS não é tão a curto prazo quanto se imagina. E para onde irão as milhares de famílias até que a economia local se estabeleça? Há uma forte tendência que eles migrem para Santa Catarina, sim. Afinal, nosso Estado é o mais próximo e mais bem estruturado em questão de serviços e economia.

Jorginho Mello que se prepare para o aumento populacional que está por vir.

Ministro Extraordinário

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, assumirá o cargo de ministro extraordinário que atuará na articulação para a reconstrução do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo presidente da república e a indicação foi formalizada nesta quarta-feira, 15.
A ideia é que Pimenta atue de forma permanente no Rio Grande do Sul enquanto durar a calamidade pública no estado, ou seja, até (pelo menos) 31 de dezembro, coordenando uma estrutura administrativa das ações federais na região. Neste meio tempo, também está prevista uma visita de Lula a São Leopoldo do Sul, com uma comitiva que inclui os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Interditado

A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa que a SC-283, no trecho entre Seara e Concórdia, ficará totalmente interditado na altura do quilômetro 41 até esta sexta-feira, 17. O sistema de drenagem deste ponto precisa ser trocado em função de estragos nos bueiros.
Como se trata de um local sinuoso, que fica numa curva, houve a necessidade de interdição total da rodovia ali.

Ajuda ao RS

O Lide Brazil Investment Forum 2024 reuniu na última terça-feira,14, no Harvard Club em Nova York, mais de 300 líderes empresariais e autoridades para discutir investimentos e novos negócios no Brasil.
Durante a abertura do evento, o Presidente do LIDE Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Delton Batista, convocou os empresários presentes a apoiarem a causa do Rio Grande do Sul, recentemente atingido por fortes enchentes. Batista destacou a importância do papel das lideranças empresariais no enfrentamento dos desafios e na reconstrução do Estado.
Os participantes do fórum foram convidados a realizar doações ao Rio Grande do Sul, seguindo as orientações dos órgãos oficiais e da Defesa Civil do Estado.

Mobiliza MDB

Nesta quinta-feira, 16, às 19h, será realizado o Bora 15 – Mobiliza MDB, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O objetivo é reunir vereadores, vice-prefeitos, prefeitos e coordenadores regionais da Grande Florianópolis e de Laguna, fortalecendo as lideranças emedebistas para as disputas municipais desse ano. Também no encontro, serão arrecadados mantimentos como água mineral e produtos de limpeza, que vão ser encaminhados para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Esta iniciativa será adotada nos próximos eventos do MDB-SC. O próximo Bora 15 – Mobiliza MDB será no dia 24 de maio, em Chapecó.

Troca de cadeiras

O coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar, Flávio Rogério Pereira Graff, assumiu a Secretaria de Estado da Segurança Pública após a saída do Sargento Lima (PL) da pasta, na última terça-feira. Esta já é a terceira alteração que o governador Jorginho Mello realiza desde o início de sua gestão, em 2023.
A saída de Lima já era favas contadas desde que foi nomeado, afinal, era certa sua candidatura à Prefeitura de Joinville.
Nesta dança das cadeiras, Flávio Graff acumula as funções de secretário e adjunto, Lima volta à Alesc e Maurício Peixer (PL) retoma o mandato de vereador na Câmara de Joinville.

Expo Defense

A SC Expo Defense, evento organizado pela FIESC nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de maio, vai focar em novas tecnologias para o setor de Defesa e Segurança, reforçando a vocação inovadora catarinense, além de reunir empresas e Forças Armadas e de Segurança para fomentar novas oportunidades em um mercado que foi responsável por 3,72% do PIB brasileiro em 2022. A SC Expo Defense traz rodadas de oportunidades, palestras e um espaço de exposição de produtos e experiências, como simulador de voo e tour virtual pelo Arquipélago de São Pedro e São Paulo, onde a Marinha do Brasil mantém uma estação científica.

Deputado Estadual Emerson Stein protocolou o Projeto de Lei que institui o dia estadual “ASAS SOLIDÁRIAS”.

Deputado Emerson Stein protocolou o PL que institui o dia estadual “ASAS SOLIDÁRIAS” e
altera o Anexo Único da Lei nº 18.531, de 2022, que Consolida as leis que instituem datas e
eventos alusivos no âmbito do Estado de Santa Catarina e estabelece o Calendário Oficial
do Estado para incluir referida data alusiva no Calendário Oficial do Estado de Santa
Catarina.

A INICIATIVA:
A iniciativa para este PL visa homenagear os esforços de particulares que dedicaram suas
vidas, tempo e recursos, incluindo suas aeronaves, em prol do próximo. Tal reconhecimento
é a razão pela qual o Projeto de Lei recebe o nome “ASAS SOLIDÁRIAS”, perpetuando o
legado desses catarinenses.

Confira:

Art. 1º Fica instituído, no âmbito do Estado de Santa Catarina, o Dia Estadual “ASAS
SOLIDÁRIAS”, a se realizar, anualmente, no dia 05 do mês de maio, em homenagem a
iniciativa de empresas e particulares, que disponibilizaram aviões e helicópteros, em ações
voltadas ao resgate de vidas e transportes de doações para o Estado do Rio Grande do Sul,
promovendo atos solidários e gratuitos.

Art. 2º O Dia Estadual “ASAS SOLIDÁRIAS”, será celebrado com atividades que visem
reconhecer e valorizar o espírito de solidariedade e o compromisso, com o auxílio
humanitário, destacando a importância do transporte aéreo para o atendimento emergencial
e o apoio às comunidade em situação de calamidade pública.

Art. 3º O Anexo Único da Lei nº 18.531, de 5 de dezembro de 2022, passa a vigorar com a
alteração constante do Anexo único desta Lei.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Diante do cenário devastador causado pelas enchentes no Estado vizinho, Rio Grande do
Sul, testemunhamos um surto de solidariedade, onde indivíduos se dedicaram ao auxílio
mútuo. As aeronaves desempenharam um papel fundamental no salvamento de vidas em
meio ao caos das enchentes, proporcionando acesso a áreas de difícil alcance por outros
meios. Este meio de transporte foi igualmente vital durante as inundações em nosso próprio
Estado, especialmente no Município de São João Batista, onde heróis anônimos prestaram
assistência.

Além disso, as aeronaves desempenharam um papel crucial no transporte de doações,
incluindo alimentos, roupas, itens de higiene, água potável e medicamentos. Essas ações
não devem ser esquecidas; representam colaborações valiosas que, unidas em um
objetivo comum, formam uma poderosa corrente de solidariedade. A data estabelecida
marca o início deste trágico evento climático que assolou a região.

Porto Belo disponibiliza transporte até Florianópolis para doação de sangue ao Rio Grande do Sul

O Governo do Município de Porto Belo disponibilizará transporte gratuito para moradores da cidade, interessados em realizar doação de sangue no HEMOSC, em Florianópolis, para ajudar a abastecer o Estado do Rio Grande do Sul, afetado pelas enchentes nas últimas semanas. O Município disponibilizará duas datas neste mês de maio, uma no período da manhã e outra no período da tarde.
Para participar é necessário realizar cadastro junto à Secretaria de Assistência Social através do telefone (47) 3369 6025 ou presencialmente, na sede da Secretaria, na Avenida João Vanderlino Guerreiro, N590 no Balneário Perequê. A inscrição é realizada através de comprovação de residência no Município de Porto Belo.
O Hemosc recebeu de 2 a 9 de maio, 3.906 doações, o que representa um aumento de 26% se comparado ao período anterior. Foram enviadas 848 bolsas de hemocomponentes ao Rio Grande do Sul, além de hemoderivados que são medicamentos usados por hemofílicos, para auxiliar nos atendimentos a pacientes gaúchos durante a calamidade causada pelas chuvas.
Porto Belo já disponibiliza mensalmente transporte gratuito para os doadores até Florianópolis durante o ano, mas esta doação, em especial, é para aqueles que desejam ajudar, de alguma forma, o Estado vizinho.

Porto Belo Summit: “Do Sonho ao Sucesso”

O Município de Porto Belo, por meio da Fundação Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, se prepara para a Semana do Empreendedor, que acontece entre os dias 20 a 23 de maio.

O objetivo da Semana é reunir empreendedores e compartilhar conhecimentos, uma das dinâmicas trabalhadas é o Porto Belo Summit, uma experiência que possibilitará os empreendedores a catalisar ideias, promover networking e estimular o desenvolvimento profissional e pessoal, através do tema “Do Sonho ao Sucesso”.

O Porto Belo Summit está agendado para o dia 22, às 18h, no Colégio Cepavi. As empresas interessadas em participar podem se inscrever por meio do link: bit.ly/portobelosummit.

Com uma programação diversificada, será abordado temas essenciais ao empreendedorismo com renomados palestrantes, líderes do setor e especialistas que compartilharão insights, experiências inspiradoras e estratégias para o sucesso.

18h: Abertura para retirada da credencial, logo mais, às 18h45 acontece a abertura oficial do evento
19h: Palestra de Ana Paula Ruschel e Ricardo Ruas sobre “Inspirando Resultados: O Poder da Criatividade”
19h25: Adriana Bombassaro abordará os “Desafios de Empreender na Construção Civil” com a palestra “FastBuilt”
20h: Diego Welter discutirá “Como a Neurociência Pode Ajudar a Empreender com Sucesso”
20h15: Networking com coquetel
21h: Encerramento com a palestra de Rodrigo Lucena, “Do Sonho ao Sucesso”

Não perca a oportunidade de adquirir conhecimento e expandir sua rede de contatos.

Porto Belo lança campanha para arrecadação de brinquedos às crianças do Rio Grande do Sul

Em um gesto de solidariedade e empatia, o Governo Municipal de Porto Belo adere a campanha nacional de arrecadação de brinquedos e cartinhas que serão enviadas às famílias vítimas das fortes chuvas que afetaram o Estado do Rio Grande do Sul.

Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino estão servindo de pontos de arrecadação. Pais, alunos e toda a comunidade poderão contribuir com doações de brinquedos em bom estado e escrever cartinhas de solidariedade para as famílias. Além de fornecer um pouco de conforto material, o objetivo da campanha é transmitir mensagens de carinho e esperança às famílias afetadas.

A sugestão é que os brinquedos venham embalados como presentes para serem entregues às crianças.

Projeto Som&Sol desembarca em Porto Belo no próximo domingo e promove ação solidária

Evento movimenta a Costa Esmeralda com muitas atrações culturais. Nesta edição, estarão sendo recebidas doações para os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul

O Som&Sol – Música na Rua segue movimentando a cena cultural da região e proporcionando eventos com muita qualidade para o público, de maneira totalmente gratuita. No próximo domingo (19), é a vez de o projeto retornar para Porto Belo. O evento ocorre na Praça da Bandeira, Centro da cidade, das 10h às 19h, trazendo a sua tradicional feira de produtos artesanais, muita música, gastronomia, atividades culturais e gastronomia de primeira.

Nesta edição, a solidariedade estará presente e o projeto estará arrecadando doações de água, roupas, calçados, fraldas, produtos de limpeza e ração para animais que serão destinadas à população do Rio Grande do Sul, atingida por enchentes históricas nas últimas semanas.

Mais de 50 expositores de diversos segmentos estarão presentes no evento, oferecendo opções de produtos artesanais, decoração, antiguidades, acessórios, moda e arte. Além disso, o evento conta com excelentes opções de gastronomia e chopp artesanal, o que deixa o dia ainda mais saboroso e divertido. Assim, o projeto impulsiona o segmento da economia criativa na região, possibilitando o contato entre público e artesãos, possibilitando geração de renda e troca de contatos.

A programação inicia às 10h, com uma prática de yoga com a instrutora Radharani. Das 13h às 18h haverá também feira de adoção de animais promovida pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Porto Belo (FAMAP) em parceria com as protetoras voluntárias da cidade. Também durante todo o dia, a tatuadora Emilia Freitas estará a postos para atender quem estiver com vontade de fazer uma tatuagem.

No palco, uma programação diversificada traz atrações incríveis que animam o público durante todo o dia. A família de músicos dos Coelhos da Arte leva para o palco a sua música instrumental, o DJ Bruno apresenta um repertório com muita brasilidade, o rock é presença confirmada com a banda Fermatta, a Associação Cultural Capoeira Nova Ginga traz sua contribuição de cultura popular, também representada com muita propriedade pelo samba de Natalia Pereira Trio.

As crianças também estão com a diversão garantida na Praça da Bandeira. No Quintal do Brincar, estão programadas uma série de atividades lúdicas, jogos, brincadeiras e contação de histórias com a artista Simone Gennari, o Palhaço Coisa Fina e convidados.

O Som&Sol – Música na Rua é realizado pela ABP Eventos com apoio da Prefeitura de Porto Belo, através da Fundação Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e da Faroeste Beer.

Serviço:

O quê: Som&Sol – Música na Rua;
Onde: Praça da Bandeira, Centro de Porto Belo;
Quando: Dia 19 de maio (domingo), das 10h às 19h;
Quanto: evento gratuito.

OS PÉS QUE OUTRORA TRILHARAM A ROTA DA MANDIOCA

Acontece neste mês de maio a farinhada, em todas as suas etapas, idealizada pela culinarista Rosiane Maria Vieira, também coordenadora do projeto Os pés que trilharam a rota da mandioca. O encontro em torno da fornalha de cobre do Engenho Vó Neu, reúne familiares de Rosiane, em especial a matriarca, suas tias e filhas, para o feitio da farinha de mandioca, sob orientação dos Mestres Engenheiros Neu e Elba Cruz.

Rosiane é filha de Maria Odete da Silva Vieira, e tem por avós maternos seu Lauro Silvério da Silva e dona Odete Adelaide da Silva, famílias tradicionais bombinenses que possuíam um engenho de farinha de mandioca na localidade chamada Amendoim, no Morro do Macaco, no Canto Grande, bairro berço de seu tronco familiar. Era comum a comunidade cantograndense usufruir deste engenho, vários troncos familiares ainda contam sobre esses dias. Foram anos e anos de farinhadas para a família e em “ameia”, como se fala em Bombinhas, as feitas em parcerias: metade para cada um.

Rosiane não se recorda da sua idade quando o engenho foi vendido, mas as memórias suas e de seus avós sobre as farinhadas, nunca a deixou. E vivenciará com esse projeto, junto aos seus, todo o processo de uma farinhada.

Em virtude da capacidade limitada do espaço do Engenho o acontecimento é para convidados selecionados por Rosiane, que não esconde a alegria e a expectativa para concretização do projeto. “Estou ansiosa, emocionada, feliz, é um misto de sentimentos. Pra mim, reviver o processo da farinhada é a realização de um sonho, que mudará a minha visão como culinarista, como herdeira dos saberes tradicionais locais, como cidadã bombinense e como ser humano, o que me torna também responsável em ser uma agente transmissora destes saberes. E tenho certeza, de todos que participarem do processo”.

O projeto ainda contempla dois momentos de cultura alimentar nomeados de aulas show, onde o parceiro de execução Cheff Willian Aimar do Couto Lopes e Rosiane prepararão e ensinarão, com direito a degustação, receitas a base de mandioca. Essa experiência e vivência resultará em um E-book com 10 receitas que será disponibilizado gratuitamente aos interessados.

O projeto “Os pés que outrora trilharam a rota da mandioca” foi contemplado e é executado com o patrocínio da Prefeitura de Bombinhas através da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do Edital “Mestre Cantalício Rocha” – Edição 2023 do Fundo Municipal de Cultura”.

Fica técnica

Idealização e coordenação do projeto: Rosiane Maria Vieira

Assessoria de cultura alimentar: Cheff Willian Aimar do Couto Lopes

Coordenadores técnicos de Patrimônio Cultural Imaterial dos saberes e fazeres de Engenho de Farinha de Mandioca: Mestre Neu Cruz e Mestra Elba Cruz

Serviço

O quê: Os pés que outrora trilharam a rota da mandioca – Farinhada

Quando: Maio de 2024

Informações: Instagram @osmaresrisoteria

Idealização: Rosiane Maria Vieira

Produção: Os Mares Risoteria

Patrocínio: Prefeitura de Bombinhas através da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do Edital “Mestre Cantalício Rocha” – Edição 2023 do Fundo Municipal de Cultura

Observação: Encontro exclusivo para convidados, devido a limitação do espaço físico do Engenho.

SEMANA DO MEI: BOMBINHAS REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA MICROEMPREENDEDORES LOCAIS

Evento é gratuito e acontece de 20 a 24 de maio

A Prefeitura de Bombinhas, através da Sala do Empreendedor e em parceria com o Sebrae/SC, realiza Semana do MEI de 20 a 24 de maio. O evento é voltado para os empreendedores locais, MEIs ou para quem pretende abrir um micro ou pequeno negócio.

A programação vai contar com atendimento diferenciado com a Sala Itinerante, consultorias individuais com consultor do Sebrae, além do evento “Bombinhas Cresce, Você Cresce”, que será uma roda de conversa com empreendedores que vão compartilhar suas experiências empreendendo na cidade.

Instituída pela Lei Municipal nº 1644/2018, a Semana Municipal do MEI tem o objetivo de incentivar a formalização e conscientizar os empreendedores individuais sobre seus deveres e direitos.

As inscrições podem ser realizadas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/semana-do-mei-2024-bombinhas-sc/2431616. Mais informações com Sala do Empreendedor Bombinhas pelo telefone/WhatsApp (47) 3369-1785 ou e-mail desenvolvimento.bombinhas@gmail.com.

Confira a programação:

20/05 (segunda-feira)
das 9h às 17h
Sala Itinerante: atendimento com a presença do consultor do Sebrae Tony de Carlo Vieira: atualização do Domicílio Eletrônico Trabalhista – DET, formalização, finanças, acesso a créditos e Mutirão de Declaração do MEI.
Local: Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Av. Leopoldo Zarling, 2072 – Bombas)
OBS: Neste dia não haverá atendimento na sede da Sala do Empreendedor.

21/05 (terça-feira)
das 12h às 18h
Consultorias Individuais: atendimentos com o consultor do Sebrae Tony de Carlo Vieira para auxiliar nas dúvidas sobre contabilidade, finanças, planejamento empresarial e Declaração Anual de Faturamento do MEI.
Local: Sala do Empreendedor (R. Baleia Jubarte, 219 – Sala 03 – José Amândio)

22/05 (quarta-feira)
das 19h às 21h
Bombinhas Cresce, Você Cresce: Jovens Talentos
Roda de conversa com empreendedores de destaque que vão compartilhar suas experiências empreendendo na cidade. O evento também vai contar com coffee break.
Local: CEIT Leonel Brizola (Rua Japim, 310 – Bombas)
OBS: Neste dia haverá atendimento normal na sede da Sala do Empreendedor, das 12h às 18h.

23/05 (quinta-feira)
das 9h às 17h
Sala Itinerante: atendimento com a presença do consultor do Sebrae Tony de Carlo Vieira: atualização do Domicílio Eletrônico Trabalhista – DET, formalização, finanças, acesso a créditos e Mutirão de Declaração do MEI.
Local: Praça 15 Março (Av. Pavão – Bombas, ao lado da UPA)
OBS: Neste dia não haverá atendimento na sede da Sala do Empreendedor.

24/05 (sexta-feira)
das 12h às 18h
Consultorias Individuais: atendimentos com o consultor do Sebrae Tony de Carlo Vieira para auxiliar nas dúvidas sobre contabilidade, finanças, planejamento empresarial e Declaração Anual de Faturamento do MEI.
Local: Sala do Empreendedor (R. Baleia Jubarte, 219 – Sala 03 – José Amândio)

Coluna Pelo Estado: Investimentos em SC para prevenção de desastres naturais

A enchente que está castigando o Rio Grande do Sul deixou o sinal de alerta para Santa Catarina ainda mais forte, afinal, somos o segundo Estado com maior risco de ocorrência de desastres naturais do país! Desde o ano passado, quando algumas cidades catarinenses da região do Vale do Itajaí foram também tomadas pelas águas, o Governo do Estado vem estudando medidas e investindo pesado na prevenção de novas tragédias. Tanto que neste último final de semana, o governador Jorginho Mello (PL) já assinou a ordem de serviço para o início das obras de dragagem do Rio Itajaí-Açu, ação que prevê melhorias que visam mitigar e prevenir as cheias na região. O investimento total será de R$16,2 milhões e o serviço abrange um trecho de 8,2 quilômetros, divididos entre os rios Itajaí do Sul, Itajaí do Oeste e, após a junção deles, o próprio Rio Itajaí-Açu.
Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) alguns projetos com esta temática também estão em tramitação. O deputado Camilo Martins (Podemos), por exemplo, apresentou um projeto, que deve servir de modelo para outros estados, para aumentar o percentual das receitas destinadas à Proteção e Defesa Civil de 0,27% para 0,5% e estabelece o repasse em forma de duodécimo, o que garante que o valor fique única e exclusivamente para investimento na prevenção e recuperação após desastres naturais. A PEC garante que 70% dos recursos reservados do orçamento, sejam aplicados diretamente em ocorrências de desastres e 30% em ações de prevenção.
Santa Catarina busca ainda um empréstimo milionário junto ao Banco Mundial para investimentos em prevenção e enfrentamento de desastres climáticos. Os recursos serão usados em obras de infraestrutura, avaliação de riscos, monitoramento e alerta de desastres e resiliência, como a construção de barragens no Alto Vale, manutenção dos atuais reservatórios, elaboração de estudos do perfil de risco das bacias hidrográficas do Estado, entre outras ações.

Rodovias estaduais

A situação precária das rodovias estaduais será tema da próxima reunião da Bancada do Oeste, prevista para esta terça-feira, 14, na Alesc. O secretário da Infraestrutura, Jerry Comper, foi convidado para apresentar aos deputados um cronograma de ações para a região. Segundo dados da Fiesc, a malha rodoviária do Oeste é subdimensionada em relação às atividades econômicas da região, elevando o custo de transporte em 40%. Além do mais, 72% de todas as rodovias catarinenses estão em situação péssima, ruim ou regular, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), bem acima da média nacional, que é de 67,5%.

Isenção

Os estados brasileiros e o Distrito Federal tomaram uma medida conjunta para acelerar a chegada de auxílio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. Em uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), foi acordada a dispensa da emissão de documentos fiscais para doações até o dia 30 de junho. A medida permite que veículos de carga transportando donativos possam passar mais rapidamente pelos postos fiscais de todo o país. Os itens isentos, que incluem alimentos, vestuário e eletrônicos, devem ser destinados ao governo do Rio Grande do Sul, à Defesa Civil do estado, a prefeituras ou a entidades beneficentes sem fins lucrativos domiciliadas no RS.

Oportunidades e articulação para o RS

A Missão Internacional do Sistema LIDE SC/RS à América do Norte, liderada pelo seu presidente, Delton Batista, não se limitou a abrir portas para empresas gaúchas e catarinenses. A missão também se dedicou a articular investimentos para auxiliar na recuperação do Rio Grande do Sul após as inundações que assolaram o estado. Na última semana, durante a participação na Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC), Delton discutiu, ao lado de autoridades do setor privado, lideranças governamentais e organizações internacionais, sobre a recuperação do Rio Grande Sul.

Investimento milionário

A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) aprovou o seu mais recente Plano Plurianual de Negócios, que destaca os principais investimentos realizados para o avanço do gás até 2029. Nos próximos cinco anos, R$ 776,5 milhões serão destinados para a interligação de 49.119 novos consumidores, dentre indústrias, postos, residências e comércios. Neste plano, a previsão é que 195 novas indústrias adotem o energético em seus processos fabris. Santa Catarina também irá receber 19 postos de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV), e cerca de 350 comércios devem aderir ao gás canalizado. O destaque se dá para o segmento residencial, que tem investido cada vez mais nessa opção energética eficiente e limpa. A projeção é que mais de 48 mil novas residências sejam interligadas à rede de distribuição.

No ar

Mais uma vez inovando dentro do seu ecossistema, o escritório de advocacia Menezes Niebuhr acaba de lançar o seu podcast. No MNCast, os próprios advogados são os anfitriões e comandam o bate-papo, que conta com a participação de convidados especialistas de diversas áreas de atuação profissional. Os episódios serão quinzenais, sempre às terças-feiras, com debates de temas relevantes para a advocacia e a comunidade em geral. Para quem gostou da novidade, o programa poderá ser conferido pelos canais de comunicação do escritório: redes sociais, YouTube e Spotify.

Semana ENEF

A plataforma de educação financeira ACQUA, participará ativamente da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada de 13 a 19 de maio pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). Com o tema central “Proteção Financeira”, a ACQUA oferecerá gratuitamente uma série de conteúdo de alta qualidade sobre Previdência Privada, Investimentos, Finanças e Longevidade, para auxiliar a população brasileira a se preparar para o futuro e garantir a segurança financeira.

Os pés que outrora trilharam a rota da mandioca

Mês de maio tem farinhada da culinarista Rosiane Vieira em parceria com os Metres Neu e Elba Cruz.
Acontece neste mês de maio a farinhada, em todas as suas etapas, idealizada pela culinarista Rosiane Maria Vieira, também coordenadora do projeto Os pés que trilharam a rota da mandioca. O encontro em torno da fornalha de cobre do Engenho Vó Neu, reúne familiares de Rosiane, em especial a matriarca, suas tias e filhas, para o feitio da farinha de mandioca, sob orientação dos Mestres Engenheiros Neu e Elba Cruz.
Rosiane é filha de Maria Odete da Silva Vieira, e tem por avós maternos seu Lauro Silvério da Silva e dona Odete Adelaide da Silva, que possuíam um engenho de farinha de mandioca na localidade chamada Amendoim, no Morro do Macaco, no Canto Grande, bairro berço de seu tronco familiar. Era comum a comunidade cantograndense usufruir deste engenho, vários troncos familiares ainda contam sobre esses dias. Foram anos e anos de farinhadas para a família e em “ameia”, como se fala em Bombinhas, as feitas em parcerias: metade para cada um.
Rosiane não se recorda da sua idade quando o engenho foi vendido, mas as memórias suas e de seus avós sobre as farinhadas, nunca a deixou. E vivenciará com esse projeto, junto aos seus, todo o processo de uma farinhada.
Em virtude da capacidade limitada do espaço do Engenho o acontecimento é para convidados selecionados por Rosiane, que não esconde a alegria e a expectativa para concretização do projeto. “Estou ansiosa, emocionada, feliz, é um misto de sentimentos. Pra mim reviver o processo da farinhada é a realização de um sonho, que mudará a minha visão como culinarista, como herdeira dos saberes tradicionais locais, como cidadã bombinense e como ser humano, o que me torna também responsável em ser uma agente transmissora destes saberes. E tenho certeza, de todos que participarem do processo”.
O projeto ainda contempla dois momentos de cultura alimentar nomeados de aulas show, onde o parceiro de execução Cheff Willian Aimar do Couto Lopes e Rosiane prepararão e ensinarão, com direito a degustação, receitas a base de mandioca. Essa experiência e vivência resultará em um E-book com 10 receitas que será disponibilizado gratuitamente aos interessados.
O projeto Os pés que outrora trilharam a rota da mandioca foi contemplado e é executado com o patrocínio da Prefeitura de Bombinhas através da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do Edital “Mestre Cantalício Rocha” – Edição 2023 do Fundo Municipal de Cultura”.

Fica técnica

Idealização e coordenação do projeto: Rosiane Maria Vieira
Assessoria de cultura alimentar: Cheff Willian Aimar do Couto Lopes
Coordenadores técnicos de Patrimônio Cultural Imaterial dos saberes e fazeres de Engenho de Farinha de Mandioca: Mestre Neu Cruz e Mestra Elba Cruz

Serviço

O quê: Os pés que outrora trilharam a rota da mandioca – Farinhada
Quando: Maio de 2024
Informações: Instagram @osmaresrisoteria
Idealização: Rosiane Maria Vieira
Produção: Os Mares Risoteria
Patrocínio: Prefeitura de Bombinhas através da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do Edital “Mestre Cantalício Rocha” – Edição 2023 do Fundo Municipal de Cultura
Observação: Encontro exclusivo para convidados, devido a limitação do espaço físico do Engenho.

Banda Fermatta apresenta Rock na Rua

Banda Fematta apresenta show gratuito executado com recurso da Lei Paulo Gustavo de Porto Belo, no domingo de 19 de maio, na Praça da Bandeira.
No domingo, 19 de maio, às 14 horas, a Banda Fermatta apresenta o show Rock na Rua, na feira Projeto Som & Sol Música na Rua, na Praça da Bandeira, Centro, em Porto Belo. Em duas horas de show, Eduardo, Alexandre, Nando e Felipe propiciarão ao público uma viagem musical, passando pelos grandes nomes do rock nacional e internacional.
A Feira Projeto Som & Sol Música na Rua acontece das 10 às 19 horas e além da apresentação da Banda Fermatta às 14 horas, propicia diversas atrações, entre elas, praça de alimentação, espaço pet e espaço criançada.
O show Rock na Rua marca sete anos de trajetória da Banda Fermatta e a entrada do músico Felipe Duarte tornando o grupo um quarteto. Juntos os quatro somam mais de 100 anos de história musical. Eduardo Dallene vocalista, baterista e produtor musical do projeto fala sobre a expectativa do show: “estamos ansiosos para estar na rua em contato direto com o público, celebrar a história da música, do rock e da banda”. Ainda, ressalta a riqueza do repertório: “nosso ponto de partida é a década de 60 e a partir de então interpretamos artistas renomados como Pink Floyd, Creedence, Cássia Eller, Ira, Legião Urbana, Queen, Capital Inicial, Bom Jovi, Guns N’ Roses, Barão Vermelho, U2, Dire Straits, Titãs, Tom Harder e Jota Quest, entre outros”.
O show Rock na Rua é um projeto contemplado e executado com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023-Edital Demais Áreas, sob a co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Belo, através da Fundação Municipal de Cultura, e apoio cultural Feira Som & Sol Música na Rua. A entrada e a classificação são livres.

Ficha técnica

Idealização: Banda Fermatta
Coordenação de projeto: Eduardo Dallene
Produção: Marcinha Ferreira
Assistente de produção: Estela Luz
Produção musical: Eduardo Dallene
Vocal e guitarra: Alexandre Amaral
Contrabaixo: Nando Bittencourt
Guitarra: Felipe Duarte
Vocal e bateria: Eduardo Dallene

Serviço

O quê: Banda Fermatta apresenta show Rock na Rua
Onde: Feira Projeto Som & Sol Música na Rua, na Praça da Bandeira, Av. Governador Celso Ramos, Centro, Porto Belo
Quando: Domingo, 19 de maio, 14 horas
Entrada e classificação: Livres
Idealização: Banda Fermatta
Realização: Governo Federal e Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo
Co-realização: Prefeitura de Porto Belo e Fundação Municipal de Cultura de Porto de Belo, através do LPG SC 2023-Edital Demais Áreas Apoio Cultural:
Informações: Instagram @banda.fermatta

Jovem é preso suspeito de estuprar criança em SC; tio encontrou fotos da vítima no celular

Um jovem de 19 anos foi presos nesta segunda-feira (13) suspeito de praticar os crimes de estupro de vulnerável e pornografia infantil. Ele foi localizado em Ponte Serrada, no Oeste de SC, e levado para o sistema prisional em Xanxerê.

A vítima foi uma criança de nove anos e a mãe registrou um Boletim de Ocorrência. Ela relatou que a filha havia sido abusada pelo suspeito e ele ainda teria filmado e fotografado a vítima sem roupas.

Conforme a Polícia Civil, o tio da criança encontrou as imagens da sobrinha no celular do primo da vítima. A mãe da criança entregou o aparelho para a polícia.

O celular foi analisado e a criança passou por exame de corpo de delito. Inquérito deverá ser finalizado até o dia 17 deste mês.

Prisão do jovem

A prisão foi realizada pela Polícia Civil, por meio da delegacia de Ponte Serrada com o apoio dos municípios de Passos Maia e Vargeão.

 

Cães são abandonados em pátio de delegacia em Balneário Camboriú

Durante a noite entre domingo (12) e segunda-feira (13), uma mulher deixou dois cachorros no pátio da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Balneário Camboriú (DPCAMI).

A delegada Ruth Henn publicou um vídeo fazendo um desabafo sobre o abandono de animais e as implicações legais que isso pode acarretar. Segundo ela, os dois estão magros e um deles tem coleira.

“A gente já começa a semana bem triste. Que todos saibam: abandono de animais é crime. Não é possível que em um momento tão delicado que estamos vivendo o coração do ser humano não tenha se aberto para esse tipo de situação”, declara.

De acordo com a delegada, existem imagens do momento do abandono e há esforços para identificar a responsável. “Não vamos medir esforços para identificar e punir essa pessoa”, fala.

Os cães, que aparentam ser filhotes de Husky Siberiano, seguem na delegacia. Informações que possam levar aos tutores dos animais podem ser enviadas ao Instagram da DPCAMI.

VEM AÍ O 6º CONCURSO FOTOGRÁFICO CERCA RAPAZI

Mais uma edição do concurso fotográfico que protagoniza a pesca artesanal da tainha e seus atores será lançada em Bombinhas. O Cerca Rapazi chega a sexta temporada, com premiações que somam R$ 4.800,00, distribuídas para os vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugares.

Este ano, poderão ser inscritas fotografias em três subtemas: Funções da pesca; As protagonistas do cerco – as canoas; e Saragaço. Cada proponente poderá concorrer com no máximo três fotografias, sendo limitada a uma fotografia por subtema. O objetivo do concurso é enaltecer a tradição cultural da Pesca Artesanal da Tainha, no município de Bombinhas, por meio do registro fotográfico, durante a temporada 2024.

Podem se inscrever pessoas a partir dos 16 anos, excluindo-se pessoas que tenham se envolvido diretamente nas etapas de elaboração do edital, análise de propostas ou de julgamento de recursos e seus cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de servidor público da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas; servidores públicos efetivos, comissionados ou admitidos em caráter temporário da Prefeitura Municipal de Bombinhas; e membros do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas.

O período de inscrições e o envio da obra fotográfica inicia no dia 15 de maio, e encerra no dia 18 de junho, às 17h, exclusivamente através da plataforma Google Formulários, acessado pelo link: https://forms.gle/y3aikcJF2t6KqtEy7.

O edital completo, com as demais informações e cronograma do concurso poderá ser lido em https://bombinhas.sc.gov.br/edital-6o-concurso-fotografico-cerca-rapazi-2024/. O Concurso Fotográfico Cerca Rapazi é uma realização da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas.

Campanha Itapema Faz Bonito vai alertar sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A programação da campanha Itapema Faz Bonito já começou e as atividades são alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes lembrado no dia 18 de maio. Dentre as atividades estão rodas de conversas, confecções de cartazes, palestras e caminhadas.

A campanha é da Secretaria de Assistência Social e de Lazer em parceria com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (CAVV) e entidades.

“Nosso objetivo é apoiar as várias ações que envolvem a temática na sociedade, principalmente divulgando as formas de denunciar”, destacou o Presidente de CMDCA, Diego Cabalheiro.

Saiba como denunciar:

As denúncias podem ser feitas pelo disque 100, no Conselho Tutelar de Itapema, localizado na Rua 434 nº 1000, no Bairro Morretes, das 8h às 12h e das 13h às 17h (telefone de plantão 24h  (47) 99937-2278) ou no CREAS, localizado no na Rua 132 º 24, no Bairro Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h (telefones (47) 3267-1480 e 99184-6797)

Cronograma de atividades:

09/05  – Oficina de Artesanato – SCFV intergeracional (público interno)| Instituto Araxá (Rua 430, nº 22) – 14h30

11/05 – Confeccção de cartazes e roda de conversa (atividade aberta)| Grupo Escoteiro Tapera dos Carijós (Rua 716, nº 500)  – 14h30

14/05 – Roda de conversa e confecção de cartazes (público interno)| Instituto Araxá (Rua 430, nº 22) – 14h30

14/05 – Reunião da Rede SGDCA e Abordagem dos Números das

Violências CMDCA – (Rua 700, nº 382) – 14h30

17/05 – Café com as famílias e Palestra “18 de maio” (público interno) | Casa Madre Teresa ( Rua 456, nº 1159) – 16h

17/05 – Roda de conversa “Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes com ênfase na Pessoa com Deficiência” ADI (atividade aberta) | Av. Nereu Ramos, nº 5032 – 14h45

17/05 – Roda de conversa sobre a temática “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”| Cantinho da Alegria (Rua 444, nº 1138) – 9h e 16h

18/05 – Caminhada pelo Fim do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Calçadão da Meia Praia | CMDCA – concentração na altura da Rua 229, com saída 9h

23/05 – Encontro dos SCFV e Comunidade escolar do Território 1 CRAS

Rua 434, nº 1000 (atividade aberta)

Durante todo o mês: Atividades lúdicas com os grupos de crianças e adolescentes Cantinho da Alegria | Abordagem individual e de grupos acerca da temática no PAIS

Rio Araranguá sobe 2,6 metros após chuva intensa no Extremo Sul de SC

Na manhã desta segunda-feira (13), às 9h20, o rio Araranguá, no Extremo Sul de Santa Catarina, registrou a marca de 2,6 metros acima do nível normal. Nas últimas 48 horas, a cidade registrou 214 milímetros de precipitação.

Alta no nível do rio Araranguá e pessoas desabrigadas

Com o alto volume de chuva, em Araranguá, 52 pessoas ficaram desabrigadas e foram acomodadas em um alojamento montado no Ginásio de Esportes Padre Ézio Julli. Os primeiros moradores foram retirados do bairro Barranca na madrugada de segunda-feira.

Conforme a prefeitura, a situação é monitorada e as famílias desalojadas recebem alimentação e auxílio das Secretarias de Saúde e Assistência Social de Araranguá. Neste momento, a Defesa Civil alerta para que as pessoas evitem áreas alagadas e não saiam de casa.

Três escolas suspenderam as aulas em Araranguá nesta segunda-feira, são elas: Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Itoupaba, Escola Municipal Judite Brígida Lúcio e o Pré-Escolar Sonho Infantil. Conforme a prefeitura, as demais funcionam normalmente.

Assistência Social adota medidas para atender pessoas vindas do Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Assistência Social e de Lazer definiu medidas para o atendimento de pessoas atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul que estão vindo para Itapema.

“Nosso objetivo é estabelecer um fluxo de atendimento e acima de tudo garantir maior agilidade na solicitação de segunda via de documentos até a liberação de possíveis benefícios sociais”, destacou o Secretário de Assistência Social, Eduardo Forgiarini.

O atendimento acontece no  CRAS I (Rua 434, nº 1000 – Bairro Morretes) para a população do Sertão do Trombudo, Morretes, Jardim Praiamar, Meia Praia e no CRAS II (Rua 816 A, nº 160 –  Bairro: Casa Branca) para os outros bairros. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira as medidas:

– Agilidade no acolhimento

– Atendimento humanizado

– Comunicação com município de origem PBF/ MDS

– Agilidade para liberação de benefícios sociais eventuais

– Flexibilização ao acesso ao auxílio vulnerabilidade e cesta alimentação

– Desburocratização para solicitação de 2ª via de documentos pessoais

Municípios do Sul de SC cancelam aulas por conta das chuvas

Com o alto volume de chuva registrado nos últimos dias, municípios do Sul de Santa Catarina já sentem as consequências com diversos pontos de alagamentos. Dessa forma, por questões de segurança, Passo de Torres, Praia Grande, São João do Sul e Balneário Gaivota suspenderam as aulas nesta segunda-feira (13).

Em Jacinto Machado, as aulas estão canceladas apenas no período matutino. Já em Meleiro, a suspensão ocorre durante todo o dia somente na Escola Municipal de Educação Básica Prefeito Luiz de Peregrini, devido às comunidades do entorno estarem isoladas. Nesse município, as faltas são justificadas para alunos que não conseguirem chegar às escolas em função das chuvas.

Em Sombrio, as aulas estão suspensas nesta segunda-feira em três unidades escolares: Fiorante Minato, Antônio Stuart e Santa Fé. Ermo fechou as seguintes unidades: Escola João Moro, Centro de Educação Infantil Pica-Pau e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Volume de chuva

Os municípios catarinenses próximos ao Rio Grande do Sul tiveram os maiores volumes de chuva neste fim de semana em todo o Estado. Praia Grande chegou a 282 milímetros entre 12h de sexta-feira (10) e 12h deste domingo (12).

Com isso, ruas estão alagadas e interditadas. Uma cratera abriu na SC-290, em Praia Grande, onde foi necessário interditar a Ponte da Figueira.

Itapema envia profissionais nova equipe para ajudar no atendimento à população do Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Itapema enviou nesta segunda-feira (13/05) uma nova equipe para o Rio Grande do Sul, com barco, viaturas, medicamentos. Nesta nova missão o trabalho de atendimento à população será na região de Pelotas.

Ciclone extratropical causa rajadas de ventos de até 70 km/h em Joinville

Um ciclone extratropical que acontece no mar da costa Sul do Brasil deve ter efeitos sobre Joinville. Por conta do fenômeno, a cidade será atingida por ventos fortes entre a manhã desta segunda-feira (13) e a noite de terça-feira (14), com rajadas de mais de até 70 quilômetros por hora.

A velocidade média do vento deve ficar entre 15 a 25 km/h, aponta a Defesa Civil municipal. Já as rajadas oscilam entre 45 e 70 km/h, podendo pontualmente superar estes valores.

Por conta da ocorrência de fortes ventos, o risco é moderado na região de Joinville para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

A recomendação da Defesa Civil é que os moradores acompanhem as atualizações emitidas pelo órgão estadual em mensagens que são enviadas em tempo real no celular. Para receber, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (sms). O serviço é gratuito e administrado pela defesa civil estadual.

Em caso de vento forte, os moradores devem buscar um lugar seguro para se proteger, longe de placas, árvores ou objetos que possam ser arremessados com o vento. Outra recomendação é ficar longe de janelas nas residências.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os bombeiros voluntários no 193.

BOMBINHAS PARTICIPA DE XVII WORKSHOP NACIONAL DO BANDEIRA AZUL

Evento reuniu gestores de praias e representantes municipais para discutir critérios do programa

Nos últimos dias 26 e 27 de abril, Bombinhas esteve presente na 17ª edição do Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul, em São Francisco do Sul (SC). A participação é obrigatória para as cidades que querem hastear a Bandeira Azul para temporada 2024/2025.

O evento teve como objetivo reunir gestores de praias e representantes municipais para discutir os critérios do programa, os processos de renovação, o ingresso na fase piloto, além de esclarecer dúvidas sobre a certificação socioambiental.

Participaram representantes de importantes instituições, como o Ministério do Turismo (MTur), a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), que compõem o Júri Nacional, juntamente com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) e o Instituto Nila.

O Bandeira Azul é o maior prêmio ecológico destinado a praias, marinas e embarcações de turismo em todo o mundo. Para conquistar a premiação, o município deve atender a uma série de critérios, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços.

Lagoa dos Patos sobe quase um metro e expulsa a população de casa no RS

A Lagoa dos Patos chegou quase 1 metro acima do nível normal durante a manhã desta quinta-feira (9), segundo as prefeituras de Rio Grande e Pelotas. As cidades de São José do Norte, São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande estão em estado de alerta máximo desde quarta-feira (8), e os moradores precisarão deixar suas casas. As informações são do g1.

A cheia na Lagoa dos Patos foi favorecida pela mudança na direção dos ventos, segundo o serviço de meteorologia local. Em Pelotas, cerca de 100 mil pessoas moram em zonas de risco para alagamentos e precisaram sair de suas casas com ajuda do Exército. Já em Rio Grande, 1,5 mil moradores já saíram de casa.

Três abrigos foram disponibilizados pelo poder público e outros seis estão em preparação. O canal São Gonçalo, que banha a cidade, também subiu e, para evitar que a água avance sobre as casas, diques de contenção estão sendo construídos.

Em São José do Norte, a prefeitura recomendou que quem vive à beira da Lagoa dos Patos, que é a maior parte da população, saia de casa por conta do risco de alagamento.

A Lagoa dos Patos

O clima de alerta persiste no Rio Grande do Sul há mais de 10 dias. Após atingir a Região da Serra, passar pelos Vales e inundar a Região Metropolitana, agora, enchentes chegam ao Sul do Estado. De acordo com com o serviço de meteorologia local, houve uma mudança na direção dos ventos. E essa mudança favorece a entrada de água da Lagoa dos Patos nas cidades.

A Lagoa dos Patos percorre 14 municípios gaúchos. São eles:

Barra do Ribeiro
Tapes
Arambaré
Camaquã
São Lourenço do Sul
Turuçu
Pelotas
Rio Grande
São José do Norte
Tavares
Mostardas
Palmares do Sul
Capivari do Sul
Viamão

PREFEITURA DE BOMBINHAS PROMOVE CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE PNEUS EM PARCERIA COM O INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DE SANTA CATARINA (IMA)

A Prefeitura Municipal de Bombinhas, por meio da Comissão Interinstitucional Permanente de apoio ao Programa “Penso Logo Destino”, aderiu à Campanha Estadual de Recolhimento de Pneus Inservíveis, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) em conjunto com a Recliclanip (entidade gestora), Secretaria Estadual de Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV).

A campanha integra as ações do Programa Penso Logo Destino (PLD) do IMA/SC, que tem por finalidade incentivar a população a promover o descarte e a destinação ambientalmente correta dos Resíduos Sólidos por meio da Logística Reversa.

No último dia 07, ocorreu o primeiro carregamento de pneus no município, os quais serão encaminhados para a entidade gestora que promoverá sua reciclagem. Essa parceria garantirá que esses materiais tenham um destino ambientalmente correto, evitando assim a poluição e seu acúmulo em terrenos públicos e particulares e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O município participa ativamente do programa, disponibilizando dois Pontos de Entrega Voluntária (PEV). O primeiro ponto, localizado no pátio da Secretaria de Infraestrutura Urbana, destina-se ao descarte de pneus. O segundo ponto, situado na garagem do prédio da Prefeitura Municipal, recebe eletroeletrônicos, pilhas/baterias e lâmpadas.

O que é o Programa Penso, Logo Destino?

É um Programa que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.

O que é Logística Reversa?

Conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada (Lei Federal 12.305/2010).

Quais os resíduos abrangidos pela Logística Reversa?

– Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;

– Pilhas e baterias;

– Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;

– Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio de luz mista;

– Produtos eletroeletrônicos e seus componentes;

– Pneus.

BOMBINHAS ENVIA DOAÇÕES PARA VÍTIMAS DAS ENCHENTES EM ELDORADO DO SUL, NO RS.

A Prefeitura de Bombinhas enviou nesta quinta-feira (09) a primeira carga de donativos arrecadados com destino a Eldorado do Sul, cidade adotada pelo município. Essa foi a primeira remessa de doações à cidade castigada pelas fortes chuvas.

O comboio partiu nesta madrugada com dois caminhões de donativos, uma carreta, veículos 4X4, lanchas, Jet Skis, barcos, caminhões-caçamba e retroescavadeira. Entre os itens embarcados, cuidadosamente acondicionados nos veículos, estão: fardos de água potável (22 mil litros), alimentos (400 cestas básicas), Kit com toalha, lençol e cobertor (654 kits), roupas para crianças e adultos, produtos de higiene pessoal (242 kits) e de limpeza, além de ração para cães e gatos.

Diariamente, inclusive aos finais de semana, equipes de voluntários estão na sede da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, realizando a triagem e separação de todas as doações recebidas, carregando os caminhões que seguirão para o Rio Grande do Sul.

Local de Doações: Secretaria de Turismo – Av. Leopoldo Zarling 2072, Bombas.

Sábado (11/05) será de vacinação contra a gripe em Itapema

O Secretaria de Saúde realiza uma ação especial de vacinação contra a Gripe neste sábado (11/05).  As UBS Tabuleiro, Meia Praia II e Jardim Praiamar estarão abertas das 8h às 17h. A imunização está liberada para toda a população, a partir dos 6 meses de idade.

“Esta é mais uma oportunidade para que a população garanta a imunização contra a gripe. A vacina e protege contra três subtipos do vírus mais circulantes no momento: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B”, destacou o Secretário de Saúde, Alexandre dos Santos.

Concurso literário O Pensador que premiará contos, crônicas e poesias

As inscrições para a oitava edição do Concurso Literário O Pensador estão abertas até 27 de maio. Promovida pela Academia Itapemense de Letras (AIL), a competição destina-se a autores de contos, crônicas e poesias residentes em Itapema, Porto Belo e Bombinhas, com idade a partir de 10 anos.

Esta edição presta homenagem à escritora catarinense Delminda Silveira, a primeira mulher a fazer parte da Academia Catarinense de Letras e patronesse da cadeira de número 15 da AIL. O tema escolhido para este ano é “Indelével ao Coração!”, inspirado na obra da escritora homenageada.

Segundo Estella Parisotto Lucas, presidente da Academia Itapemense de Letras, “cada participante poderá se inspirar naquilo que considera inesquecível para o seu coração, já que a palavra ‘indelével’ remete a algo que não pode ser apagado, extinto ou destruído, resistente à ação do tempo”.

O concurso está aberto a autores de contos, crônicas e poesias em três grupos etários: infantojuvenil, envolvendo jovens de 10 aos 14 anos incompletos; juvenil, para os adolescentes de 14 aos 18 anos incompletos; e adultos, pessoas acima de 18 anos. A produção literária deve ser inédita e estar em língua portuguesa.

Conforme a produtora cultural do projeto, Samara Miranda, esta edição traz como diferencial a premiação dos três primeiros colocados de cada faixa etária e categoria, totalizando 27 textos. “Os vencedores receberão certificados de participação e terão seus trabalhos publicados na antologia ‘Indelével ao Coração’, uma homenagem da Academia Itapemense de Letras à escritora Delminda Silveira”, explica Samara.

A antologia será apresentada durante a Sessão Festiva da Academia Itapemense de Letras, em 17 de outubro deste ano, em um momento especial de homenagens. Cada autor cujo trabalho for selecionado para publicação receberá dez exemplares do livro.

A avaliação das obras literárias inéditas será realizada por uma comissão especializada, levando em consideração critérios como criatividade, coesão, domínio da linguagem e características do estilo literário inscrito.

A Academia Itapemense de Letras tem, entre seus compromissos, o de ampliar o acesso à literatura e valorizar a arte e a história a partir das palavras. “Este concurso é um momento singular e importante para incentivar a produção literária local e reconhecer nossos talentos”, conclui Estella.

O Concurso Literário O Pensador, em sua oitava edição, é um projeto promovido pela Academia Itapemense de Letras, com o apoio da Secretaria Municipal Cultura de Itapema, por meio dos Edital de Chamamento Público nº 10/2023 viabilizado com recursos financeiros da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo.

Inscrições

As inscrições para o Concurso Literário O Pensador VIII já estão abertas e podem ser realizadas de forma on-line. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis nos perfis das redes sociais da Academia – @academiaitapemensedeletras – e no blog ailnovoblog.blogspot.com.

É fundamental seguir todas as orientações estabelecidas pelo regulamento do concurso, que abrange os requisitos de participação, as diretrizes para a elaboração das obras e os critérios utilizados na avaliação.

Estudantes de SC ajudam a atender vítimas das chuvas no RS: “Fragilizados em todos os sentidos”

Um grupo de 40 estudantes e professores de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) partiu de Florianópolis, na segunda-feira (6), com destino a Porto Alegre, para atuar nos atendimentos das vítimas da chuva histórica do Rio Grande do Sul. Até esta quarta-feira (8), 100 mortes estavam confirmadas e 128 pessoas desaparecidas.

Antes de partir, os alunos arrecadaram três caminhões de alimentos, água e medicamentos em uma união de solidariedade aos irmãos gaúchos.

A estudante da penúltima fase de Medicina da Unisul, Gabriela Guglielmi, de 28 anos, faz parte da turma de voluntários que atua no Rio Grande do Sul. Alojada em uma universidade de Porto Alegre, ela realiza os atendimentos no ginásio do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), onde cerca de 500 pessoas estão abrigadas.

Como catarinenses podem doar mantimentos e produtos ao RS

— Tem alguns pacientes que fazem tratamento de doenças crônicas, por exemplo, hipertensão, diabetes e muitos deles estão sem medicamentos — conta.

Na escola onde Gabriela atua, estão abrigados homens, mulheres, crianças e idosos. Além das queixas relacionadas a doenças e alguns problemas físicos, a estudante diz que a demanda maior das vítimas é para receber atendimento psicológico.

— Eles estão muito abalados psicologica e emocionalmente. A gente conversa com as pessoas e elas falam que simplesmente perderam tudo, que a água subiu até o teto das casas. Eles estão totalmente fragilizados em relação a parte física, a parte emocional, a parte psicológica. Estão muito fragilizados em todos os sentidos.

O time de estudantes catarinenses conta com ajuda de médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais da saúde de Porto Alegre, além das centenas de doações que não param de chegar aos desabrigados da escola.

Todos movidos pela solidariedade, que de acordo com a estudante, é combustível diário para seguir ajudando as vítimas da chuva histórica do Rio Grande do Sul.

— Poder levar um pouco de consolo e acalento, além de atendimentos técnicos de saúde, está sendo uma grande aprendizagem para todos nós voluntários. A gratidão é o nosso combustível diário para seguir nos atendimentos — finaliza.

Itapema envia profissionais de saúde para ajudar no atendimento à população do Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Itapema enviou nesta quarta-feira (08/05) a segunda equipe de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul. Quatro profissionais da saúde vão reforçar o trabalho de atendimento à população na cidade de Arroio do Meio.

Porto Belo realiza entrega de veículos novos para a Saúde

O Município de Porto Belo reforçou sua frota nesta segunda-feira (6) com a entrega de veículos novos à Secretaria de Saúde. Uma Strada 0km cabine dupla foi entregue à Vigilância Sanitária para fiscalizações e transporte de materiais de obra. Na oportunidade, foi entregue uma motocicleta Honda 0km para auxiliar na manutenção da Secretaria de Saúde, garantindo um deslocamento mais ágil.

Essas aquisições foram viabilizadas por meio de emenda parlamentar do vereador Jonatha Cabral.

A chegada desses novos veículos representa um avanço significativo na modernização da frota municipal, permitindo que a secretaria execute suas funções de forma ágil e eficaz, beneficiando diretamente a população de Porto Belo.

Itapema se mantém na categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro

O município de Itapema (SC) recebeu novamente o certificado categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro 2024 e permanece sendo um dos destinos mais procurados do país. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério. A categorização identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro.

Em 2024, o Ministério do Turismo avaliou questões como, por exemplo, o município ter órgão de turismo, Conselho Municipal de Turismo ativo, disponibilidade de atrações e políticas públicas para o setor.

A classificação é feita em categorias entre “A” e “E” e leva em consideração itens como número de estabelecimentos de hospedagem e emprego nestes locais, estimativa de visitantes nacionais e internacionais e arrecadação de impostos federais no setor.

“A Sectur de Itapema está muito feliz por mais uma vez alcançar a nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro. Este reconhecimento reflete diretamente na criação de políticas públicas para o turismo e consequentemente na economia, com a geração de mais empregos e renda para o setor”, enfatiza o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Antônio Crispim.

Porto Belo se prepara para mais uma Festa do Divino

Mantendo a tradição vindo dos açores, a Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos através da Igreja Divino Espírito Santo, realiza nos dias 30 de maio a 02 de junho mais uma edição da Festa do Divino Espírito Santo. Esta é a 9ª edição do evento que conta com o apoio do Governo Municipal através da Fundação da Cultura.

A festa por mais um ano acontece no Palco das Artes, na Avenida Francisco Severiano dos Santos, nº 137, bairro Vila Nova. A programação inicia no dia 30, com missa de abertura e retorno das bandeiras, a partir das 19h. Após a missa, acontece a Sopa do Divino com serviço completo de cozinha, roleta e apresentações culturais.

Na sexta (31), a festa também terá início com missa às 19h, logo após, jantar dançante com ingressos antecipados sendo vendidos à R$35,00 por pessoa. A partir das 22h a animação é com a banda Coração Pirata.

No sábado (1º), a partir das 19h haverá missa, logo após, serviço completo de cozinha e roleta. Às 22h, o Grupo Candieiro toma conta do palco.

No domingo (2), haverá o Bodo do Leite às 9h, em frente a padaria JK Rebelo, na rua Mário Padilha, nº 69, bairro Perequê. Logo mais, às 10h, Cortejo Imperial e missa solene com participação dos festeiros. Às 12h é servido o almoço festivo e às 15h um grandioso bingo com roleta.

Empreende Itapema orienta MEIs sobre a declaração anual do imposto de renda

Neste mês de maio o atendimento  no Empreende Itapema está focado na orientação sobre a declaração anual do imposto de renda ao microempreendedor individual (MEI). O prazo para a entrega para receita federal é o dia 31 de maio para evitar multas. Portanto, evite filas e não deixe para a última hora!

O Empreende Itapema tem atendimento na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, localizada na Av. João Francisco Pio 537, (próximo ao trevo das peixarias) de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e na Casa da Cidadania, localizada na Rua  216, nº 155, no Bairro Meia Praia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mais informações pelo WhatsApp (47) 3267-1572 ou Instagram do Empreende (@empreendeitapema)