[ad_1]
Por: admin
– 18:45
Atualizada em:
– 18:46
O avião da Força Aérea Brasileira aterrissou por volta das 11h30min desta segunda-feira, 18, na Base Aérea de Florianópolis trazendo pouco mais de 144 mil doses da vacina contra Covid-19. Os imunizantes foram entregues ao Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, em Guarulhos (SP).
Os moradores de Santa Catarina serão inicialmente imunizados pela CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com a chinesa Sinovac. Ao lado da Oxford, ela teve o seu uso emergencial autorizado pela Anvisa neste domingo, 17, em São Paulo. Logo em seguida, a enfermeira Mônica Calazans, 56 anos, foi a primeira brasileira a ser vacinada. Ao todo, pouco mais de 68 mil pessoas receberão as primeiras doses em SC.
Os imunizantes seguiram para o almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Grande Florianópolis sob escolta da Polícia Federal. Lá serão separadas pelas equipes da SES para a distribuição nas 17 regionais da Saúde no Estado, a partir desta terça-feira, 19.
As forças de segurança de Santa Catarina já traçaram as rotas e, em até 24 horas, os imunizantes chegam aos municípios catarinenses. As vacinas serão transportadas por terra para cidades mais próximas e via aérea para as regiões mais distantes, como o Oeste e Extremo Oeste.
A partir daí a responsabilidade será das prefeituras. Além de definir os pontos de vacinação e quem receberá às primeira doses, os prefeitos terão a missão de zelar pela vacina mais esperada pela maioria dos brasileiros nos últimos anos.
Qualquer extravio vai comprometer na ponta final todo o trabalho já iniciado. Empossados em 1º de janeiro, os chefes dos Executivos têm o seu primeiro grande desafio menos de 20 dias depois. A bola está com eles, que não pisem nelas.
Crédito Agrícola
Agricultores de 88 municípios catarinenses que integrarão o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) do Governo Federal terão acesso a R$ 4,5 milhões de crédito aprovados pelo Ministério da Cidadania.
“O programa permite a promoção do direito humano à alimentação adequada e vai atender o pequeno produtor e as famílias que estão em extrema pobreza”, lembra a secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Arlene Villela.
Mussi na presidência do STJ
O catarinense Jorge Mussi assumiu neste domingo, 17, o exercício da presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), pelos próximos 15 dias. Neste período, o presidente da corte, ministro Humberto Martins, estará de férias, retornando no dia 1º de fevereiro, para a sessão , que marca o início do ano forense. Na sede do STJ, Mussi reuniu a equipe técnica do plantão e disse que a linha de atuação a ser seguida é a mesma adotada pelo ministro Humberto Martins. “Não há surpresas ou reviravoltas, a nossa linha de atuação será a mesma do presidente do tribunal. Trabalhamos em parceria, e o jurisdicionado pode esperar o mesmo empenho e dedicação na análise dos pedidos urgentes”, afirmou.
Exportações
Os dados do Ministério da Economia, analisados pelo Observatório Fiesc, indicam que as exportações catarinenses de janeiro a dezembro somaram US$ 8,1 bilhões. O valor é -9,2% inferior ao r mesmo período em 2019. A queda foi puxada principalmente pela redução nos embarques de carne de frango (-31,6%) e tabaco (-22,6%). A carne suína, principal produto exportado por Santa Catarina em 2020, em especial para a China,apresentou um crescimento de 36,8% em relação a 2019.
LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor desde setembro com o objetivo de assegurar o direito à privacidade e à proteção de dados das pessoas. Por ser uma lei recém implantada, ainda surgem dúvidas. Para esclarecer isso, as Federações das Indústrias do Paraná (FIEP), Santa Catarina (FIESC) e Rio Grande do Sul (FIERGS) promovem, nesta quarta-feira (21), às 18 horas, live para debater as alterações impostas pela LGPD e seus impactos nas relações de trabalho. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site www.eventbrite.com.br.
EWALDO WILLERDING – PELO ESTADO
[ad_2]
Source link