Não é novidade que a pandemia de COVID-19, além de gerar um colapso na saúde, foi de grande impacto para a economia. A crise de nível mundial forçou a tomada de medidas drásticas para preservar a saúde da população, como a paralização de diversos serviços não essenciais e, devido a isso, uma boa parcela da população brasileira sofreu grandes consequências das perdas econômicas, sobretudo pequenos empresários e autônomos. Diante da situação de vulnerabilidade enfrentada por inúmeras famílias, diversas ações solidárias foram surgindo no Brasil e no Mundo.
Na região da Costa Esmeralda, no Litoral Norte de Santa Catarina, o cenário não foi diferente. Iniciativas populares, como a de Marcos Tonet, síndico do residencial Flor de Lis, em Itapema, mostram que não é necessário muito esforço para auxiliar quem precisa, basta apenas um pouquinho de colaboração: “Colocamos cartazes nos elevadores do condomínio e divulgamos a campanha de arrecadação de alimentos no grupo de WhatsApp”, explica. A ideia foi simples, mas eficaz. Rapidamente, as caixas de papelão, posicionadas estrategicamente no hall de entrada, ficaram cheias. Marcos conta que já se preparam para a próxima campanha, que arrecadará alimentos e agasalhos: “Acredito que todos os moradores contribuíram e elogiaram a campanha”, finaliza, ressaltando a esperança de que outros condomínios se inspirem e adotem campanhas similares.
Outra iniciativa é do projeto Retratos de Porto Belo com a parceria da banda Música Orgânica, também de Porto Belo. A proposta dessa união é a realização de uma live solidária, transmitida na página do Facebook do Retratos, neste domingo (19), a partir das 16h. A transmissão pretende arrecadar contribuições espontâneas, em dinheiro ou alimentos não-perecíveis, que serão revertidos para a população mais carente do município, distribuídas pela Secretaria de Assistência Social.
Segundo Alcides Mafra, um dos integrantes do Retratos de Porto Belo, essa ação é fruto de uma parceria antiga entre o Retratos e os integrantes da Música Orgânica, que encontraram nessa ação uma maneira de promover a arte e a cultura local, além de uma boa oportunidade para retomar o projeto, que foi paralisado após o início da quarentena.
O evento conta com a contribuição de empresas da região, como a Cacau Show, Café Mar Doce Lar, Ateliê Johannes Lacerda, Piratas do Caixa D’aço, Farmácia Super Popular, Imobiliária Alvorada, Sicredi, UnetVale, Top Code Soluções, Espaço Bonequiando e Pousada Gaúcha, que já custearam cerca de 50 cestas básicas, além de diversos brindes que serão sorteados para a audiência durante a transmissão do show.
As arrecadações já estão abertas, via internet para doações em dinheiro, ou nos pontos de coleta: no Ateliê Johannes Lacerda, situado na Avenida Governador Celso Ramos, 2987, Centro de Porto Belo; ou então no Café Mar Doce Lar, na Avenida Governador Celso Ramos, 2300, Centro de Porto Belo.
Outra iniciativa popular que busca amparar os moradores de Itapema é a distribuição semanal de “quentinhas”. A ação foi idealizada pelo grupo de maçons do município, e atualmente recebe a ajuda de outros voluntários da comunidade itapemense.
Carmo Souza, um dos responsáveis pelo projeto, conta que a produção, custeada pelos próprios voluntários com apoio dos supermercados, têm auxiliado em torno de 90 pessoas, com a distribuição semanal de marmitas. Também são doados mensalmente kits de higiene e limpeza, contendo álcool em gel, sabonetes e desinfetantes, além da distribuição de agasalhos. A ação iniciou há cerca de três meses e meio, e é realizada toda quinta-feira. “Todas as semanas ficamos com o sentimento de realização. Ajudar o próximo não tem preço, é muito gratificante”, destaca Carmo.
Jornalista: Camila Diel Gomes