Águas de Camboriú certifica alunos em projeto de educação ambiental

Alunos de cinco escolas municipais de Camboriú foram certificados, em dezembro, pela participação no projeto de educação ambiental desenvolvido pela Águas de Camboriú. Em 2018, o EMAS (Educação, Meio Ambiente e Saúde) foi realizado pela concessionária nas escolas Abalor Américo Madeira, Joaquim Magalhães, Marlene Zuchi, Ivone Teresinha Garcia e Tânia Regina Garcia, com o envolvimento de 130 alunos.

O EMAS compreende o repasse de informações sobre fauna, flora, preservação do meio ambiente, cuidados com a água e a importância da água tratada. Os alunos têm a oportunidade, ainda, de conhecer mais sobre o sistema de armazenamento e distribuição de água do município, com visitas aos reservatórios.

Raquel Garcia Helm, bióloga responsável pelo projeto, defende que a educação ambiental é o caminho para a formação de cidadãos mais conscientes. “O projeto mostra aos alunos que pequenas mudanças no nosso dia a dia podem ter um grande impacto na preservação. É preciso que cada um faça a sua parte”, aponta a bióloga. Ela explica ainda que o trabalho realizado com crianças e adolescentes é o que traz mais resultados. “Eles estão mais dispostos a rever posições e acabam por levar o conhecimento para as famílias, o que gera uma propagação de boas informações”, completa.

Realizado com o apoio da Secretaria de Educação de Camboriú, o EMAS vai envolver outras unidades de ensino públicas em 2019. A expectativa é que cerca de 150 novos alunos sejam certificados no ano que vem.