
Alunos de cinco escolas municipais de Camboriú foram certificados, em dezembro, pela participação no projeto de educação ambiental desenvolvido pela Águas de Camboriú. Em 2018, o EMAS (Educação, Meio Ambiente e Saúde) foi realizado pela concessionária nas escolas Abalor Américo Madeira, Joaquim Magalhães, Marlene Zuchi, Ivone Teresinha Garcia e Tânia Regina Garcia, com o envolvimento de 130 alunos.
O EMAS compreende o repasse de informações sobre fauna, flora, preservação do meio ambiente, cuidados com a água e a importância da água tratada. Os alunos têm a oportunidade, ainda, de conhecer mais sobre o sistema de armazenamento e distribuição de água do município, com visitas aos reservatórios.
Raquel Garcia Helm, bióloga responsável pelo projeto, defende que a educação ambiental é o caminho para a formação de cidadãos mais conscientes. “O projeto mostra aos alunos que pequenas mudanças no nosso dia a dia podem ter um grande impacto na preservação. É preciso que cada um faça a sua parte”, aponta a bióloga. Ela explica ainda que o trabalho realizado com crianças e adolescentes é o que traz mais resultados. “Eles estão mais dispostos a rever posições e acabam por levar o conhecimento para as famílias, o que gera uma propagação de boas informações”, completa.
Realizado com o apoio da Secretaria de Educação de Camboriú, o EMAS vai envolver outras unidades de ensino públicas em 2019. A expectativa é que cerca de 150 novos alunos sejam certificados no ano que vem.