Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na noite de quinta-feira (13), pelo jornal Folha de São Paulo, apontou que o presidente Jair Bolsonaro alcançou sua melhor avaliação desde que iniciou o mandato em janeiro de 2019. As entrevistas foram feitas entre os dias 11 e 12 de agosto.
No total, 37% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom, um crescimento de 5 pontos percentuais na comparação com a análise anterior, feita entre 23 e 24 de junho, que indicava 32%. A curva de rejeição, por sua vez, caiu de forma acentuada, em 10 pontos percentuais, de 44% para 34% entre os que consideram a administração ruim ou péssima.
A pesquisa Datafolha também encontrou outra conclusão já obtida em diversas análises, o crescimento de Bolsonaro no Nordeste. Segundo o instituto, a rejeição ao presidente na região caiu de 52% para 35%. O conceito de ótimo e bom, por sua vez, deu um salto de seis pontos percentuais, e foi de 27% em junho para 33% em agosto.
A pesquisa foi realizada em 11 e 12 de agosto, com 2.065 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país. A margem de erro foi de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.