Por: Ricardo Gebeluca | 16/05/2019

Quem passa pela Cidade do Vôlei, em Itapema, pode apreciar um pouco da cultura do artesanato que é feito na cidade. Ao todo, dezenove artesãos cadastrados pela Prefeitura de Itapema expondo e vendendo seus produtos para os milhares de torcedores que visitarão a arena montada na Meia Praia, entre as ruas 307 e 313, até domingo (19/05).

Para a Secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico, Noeli Thomé, os artesãos devem ter sempre espaço em eventos deste porte. “O artesanato representa a cultura de um povo, não poderia ser diferente neste mundial. Trouxemos um grupo para o local com o objetivo de divulgar e promover os profissionais da área que hoje somam mais de 100 artesãos credenciados”, destacou.

Atualmente, a cidade de Itapema possui duas entidades que representam os artesãos. É Associação de Artesãos de Itapema e a Associação de Artesãos da Meia Praia. Os profissionais são identificados através da Carteira Municipal do Artesão, que lhe confere o direito de expor seus produtos na loja do Mirante do Encanto, nas feiras livres do município e em grandes eventos como o Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

“Esta é mais uma oportunidade que os artesões então tendo através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico. Graças a Deus existe essa parceria com o poder público. Desta forma podemos comercializar nossos produtos aqui neste evento mundial. E este ano a feira está linda”, disse Sônia Lima, presidente da Associação de Artesãos da Meia Praia.

O público que já visitou o Circuito Mundial de Vôlei de Praia aprovou a Feira do Artesanato. “As peças estão muito bonitas. Com certeza vou comprar alguns produtos para presentear meus familiares”, afirmou a torcedora Ana de Freitas, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.