As aulas presenciais para educação básica e profissional nas escolas privadas e nas redes públicas municipais em regiões de nível grave (laranja), alto (cor amarela) e moderado (cor azul) na Avaliação de Risco Potencial para Covid-19 em Santa Catarina, estão liberadas, a partir de hoje, pelo Governo do Estado. No último sábado (21), foram publicadas as portarias nº 900 e 901 que alteraram as regulamentações anteriores previstas nas portarias nº 592 e nº 778.
A decisão não se aplica às escolas da rede pública estadual já que uma decisão judicial determinou a suspensão do retorno das aulas presenciais nas escolas da rede estadual localizadas nas áreas de risco potencial grave.
Nas regiões em situação gravíssima (vermelho) – Xanxerê, Alto Uruguai Catarinense e Laguna – a portaria faculta aos estabelecimentos de ensino desenvolver atividades de reforço pedagógico individualizado.
Para o retorno das atividades escolares presenciais devem ser respeitados todos os regramentos sanitários, incluindo as diretrizes previstas no PlanCon (Plano de Contingência Estadual para Educação), criadas com objetivo de garantir a retomada segura das atividades escolares. A portaria manteve a obrigatoriedade do escalonamento no retorno das atividades presenciais. Os responsáveis legais do estudante podem optar pela continuidade no regime de atividades não presenciais.
A governadora interina Daniela Reinerh (sem partido) tem se manifestado, ao longo do mês, favorável ao retorno às aulas. “O retorno das atividades presenciais trará, a estudantes e suas famílias, a volta do convívio social. Proporcionará, também, a retomada de várias atividades econômicas e reduzirá a preocupação de muitas famílias. Por isso, as atividades escolares e educacionais são serviços essenciais no processo de reavaliação que está sendo realizado pelo governo. Além de atender aos estudantes que encontram dificuldades no ensino remoto, o retorno seguro e gradual ainda neste ano é necessário para preparar as atividades e a retomada integral em 2021″.
Para a liberação das atividades presenciais, as escolas devem ter o PlanCon homologado pelo Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19. Em Florianópolis, segundo a Secretaria Municipal de Educação, são 109 unidades estão homologadas destas 86 são da rede particular e 23 públicas (20 da rede estadual e três da rede municipal).
“Os regramentos que a autoridade sanitária do Estado emitiu levaram em consideração os cadernos de diretrizes que foram construídos no âmbito do comitê interinstitucional garantem o atendimento das condições necessárias para a retomada segura das atividades presenciais”, disse o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.
“O setor de Educação é um dos mais impactados pela pandemia e por isso precisa ser protegido. Infelizmente uma decisão da Justiça nos impediu de concretizarmos essa retomada, apesar de todas as regras definidas. Insistimos, pois precisamos garantir às crianças esse direito”, emendou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
Escolas particulares comemoram retorno
Por meio de nota, o SINEPE-SC (Sindicato das Escolas Particulares de SC) recordou que essa decisão do Governo decorre depois do pedido liminar na Justiça promovida pela entidade, a qual deu origem aos recursos judiciais e outras medidas da Secretaria de Estado da Saúde, com a revogação das Portarias 853 e 854/2020, “resultando numa forte mobilização da sociedade”.
Segundo o SINEPE, mesmo com a liberação, ainda não se sabe quantas escolas particulares vão reabrir imediatamente, tendo em vista a proximidade do final do ano. A maioria das unidades encerra o ano letivo no próximo dia 27 para os alunos que não estiverem em recuperação.
“A reabertura das escolas é a boa notícia, tão desejada por milhares de famílias e educadores, haja vista a comprovação de médicos e cientistas de que escola não é foco de transmissão da Covid-19”, pontuou o Sindicato.
O SINEPE defendeu que o retorno das atividades presenciais possibilitará às escolas, a oportunidade de colocar em prática os seus respectivos Planos de Contingência, para iniciarem ano letivo em 2021, com os procedimentos devidamente colocados em prática, proporcionando um retorno seguro e gradual na retomada integral no novo ano letivo.
A entidade negou que a mobilização feita pelas escolas particulares para retorno das aulas presenciais tenha ocorrida por caráter financeiro. “Apesar do alto índice de inadimplência devido a excepcionalidade do momento mundial, as escolas estão equilibradas em sua maioria e determinadas a prosseguir no atendimento da comunidade, prestando serviços de qualidade. As instituições que enfrentam maiores dificuldades financeiras são aquelas que atuam com exclusividade na área da educação infantil”, finalizou.
Aulas na rede estadual
Enquanto as aulas presenciais para educação básica e profissional nas escolas privadas e nas redes públicas municipais, o Governo do Estado agora atua judicialmente para reverter a decisão do desembargador Paulo Ricardo Bruschi, que determinou, em 10 de novembro, a suspensão do retorno das aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino localizadas nas áreas de risco potencial grave. Ele acolheu o mandado de segurança coletivo proposto pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinte).
Para o procurador-geral do Estado, Luiz Dagoberto Brião, nas classes sociais mais vulneráveis as escolas cumprem importante papel de acolhimento e suporte às crianças e aos adolescentes, além de liberar os demais membros da família para que possam cumprir com seus compromissos profissionais. “Nossa preocupação é fazer tudo dentro do mais absoluto rigor das normas sanitárias”, afirma.
Veja abaixo, as escolas que obtiveram o PlanCon homologado pelo Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19 em Florianópolis, e estão aptas para retorno às aulas.
- Avalon Executive School
- Colégio Criativo
- Colégio Jardim Anchieta
- Mosaico Educação Infantil
- Escola do Parque
- CEI Interarte
- CEI Criarte
- Aloha Ed. Infantil
- Aloha Instituto
- Bão Balalão
- Colégio Bom Jesus Coração de Jesus
- CEI Espaço Estimular
- Colégio Logosófico González Pecotche
- CE Flor de Lis
- Colégio Acadêmico Florença
- Nova Geração Centro Educação Infantil
- SESC Estreito
- CE Triângulo Catarinense
- CE Anjos de Luz
- CEI Acalanto
- CEI Criança Criança
- Colégio Cruz e Sousa
- Happy Code Florianópolis
- Colégio Super Fantástico
- Marista Escola Social Lúcia Mayvorne
- CE Universo
- COC Floripa
- Colégio Adventista
- Colégio Bambini
- EEB Januária Teixeira Da Rocha
- Escola Dinâmica Leste
- Escola Dinâmica Centro
- Escola Dinâmica Jurerê
- Escola Dinâmica Passeio Primavera
- CE Projeto Brincar
- UNISOCIESC
- CE Lugar de Criança
- Centro Educacional Menino Jesus
- Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima
- Colégio Salvatoriano Padre Jordan
- Curso e Colégio Tradição
- EEB Dom Jaime de Barros Câmara
- EEB Júlio Costa Neves
- Escola Autonomia
- Centro de Educação Espaço Aberto
- Instituto de Educação Norte da Ilha
- Instituto Estadual de Educação
- Unidade Educacional Novo Amanhecer
- Centro Educacional Arcangelo
- CEDUP
- Colégio Educar
- Colégio Vovó Raquel
- Centro de Educação Infantil Convivência
- Faculdade SENAC
- Guata Porã Casa Escola
- Sabor de Aprender Educação Infantil
- Escola de Educação Infantil Casa Amarela
- Centro Educacional Quatro Estações
- CEJA
- Colégio Adventista Estreito
- Colégio Catarinense
- EEB Dr Paulo Fontes
- EEB Ildefonso Linhares
- EEB Muquem
- EBM Acácio Garibaldi São Thiago
- EBM Henrique Veras
- Escola Sabedoria Júnior
- Evoluir Centro de Educação Infantil
- SESC Prainha
- EEB Januária Teixeira da Rocha
- EEB Padre Anchieta
- EEB Pero Vaz Caminha
- Colégio Arte e Vida
- EEB Tenente Almachio
- UNIVALI
- EEB Professora Laura Lima
- Colégio Fênix
- Escola da Fazenda
- Escola Dinâmica Unidade Ambiental
- SESI-SENAI
- QI Kids Canasvieiras
- Pré-vestibular Método Medicina
- CE Jardim dos Limões
- Espaço da Criança Matriz
- Espaço Babies House
- Escola Estimoarte
- Escola QI Kids Ingleses
- Escola Infantil Milênio Baby
- Escola Interativo
- Escola Alere
- EI Arco Iris
- EEM Vereador Oscar Manoel da Conceição
- CE Doce Começo
- Colégio Estimoarte
- Colégio Santo Antônio
- Colégio Santa Rita de Cássia
- EEB Jurema Cavallazzi
- EBM Retiro da Lagoa
- Centro Educacional Atobá
- Colégio Despertar
- Maple Bear Canadian School
- Grau Técnico Unidade Florianópolis
- Escola Praia do Riso
- EEB Leonor de Barros
- EEB Intendente José Fernandes
- EEB General José Vieira da Rosa
- Cubo Mágico Escola Infantil
- Escola Técnica Geração
- EEB Edith Gama Ramos