De acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, a aeronave decolou do Aeródromo Costa Esmeralda, em Porto Belo. No último contato realizado com a torre de controle, o avião estava a nove quilômetros da costa catarinense.
Segundo o Diário Catarinense, o avião é um ultraleve modelo Conquest. A aeronave saiu do Rio Grande do Sul há uma semana, e não possui base fixa em Santa Catarina.
José Ubirajara estava sozinho a bordo da aeronave. Durante esta sexta-feira (27), dois helicópteros sobrevoaram o mar, nas proximidades de Navegantes, tentando encontrar a aeronave, mas as buscas foram encerradas, no final da tarde, devido às más condições do tempo.
Há uma semana, quando pousou em Porto Belo para reabastecimento da pequena aeronave Conquest 180, o piloto varou a pista e acabou quebrando o trem de pouso. Por isso, somente ontem, com a aeronave já consertada, é que decolou com destino ao litoral de São paulo.
Um avião SC-105 Amazonas da Força Aérea, também foi destacado para as operações de busca. O salvamento é coordenado pela Salvaero Curitiba.