Balneário Camboriú promove a leitura familiar e entrega 169 kits de livros infantis

leitura familiar
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú

A leitura familiar pode proporcionar uma conexão entre pais e filhos, além de contribuir para o futuro das crianças. Sendo assim, Balneário Camboriú entrega, ao todo, 169 kits com livros infantis para crianças cadastradas no Programa Criança Feliz, do Governo Federal. A iniciativa faz parte do projeto piloto Conta Pra Mim, que busca desenvolver a primeira infância, atendendo desde as gestantes até crianças de três anos, ou seis anos em casos de deficiência.

No município, já são 70 famílias que estão sendo acompanhadas pelo programa, que conta com a participação de 27 cidades do Brasil, sendo Balneário Camboriú a única representante catarinense. Na primeira visita, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social entrega o kit e conversa com os pais sobre o desenvolvimento das crianças, perguntando sobre a frequência em creches ou escolas. Eles ainda, fazem questionamentos em relação a empregos dos pais, alimentação, e outros assuntos da integridade familiar, podendo ser indicados para outros programas do município.

Após a primeira entrega, as visitas ocorrem semanalmente, para que seja desenvolvido a literácia familiar, que é um conjunto de práticas que permite a participação ativa de pais e responsáveis na educação dos filhos, sendo a leitura uma das formas mais eficazes. Além de proporcionar um acompanhamento e a verificação do desenvolvimento da criança.

Os interessados em se cadastrar para o Programa Criança Feliz e receber o acompanhamento dos visitadores, devem procurar um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do seu bairro e solicitar o encaminhamento para o programa. O único requisito para participar é a idade das crianças, não sendo avaliada a renda da família.

Além do Programa Federal Criança Feliz, Balneário Camboriú possui o Programa Municipal Bem-Estar da Família, que faz o acompanhamento de toda a faixa etária familiar.