Blumenau é a segunda cidade com mais casos de coronavírus no Estado

Blumenau

Blumenau é a segunda cidade com mais casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina. São 65 pessoas infectadas. O município só fica atrás de Florianópolis, que soma 177 moradores com Covid-19.

Os números são do boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado na noite deste domingo (12).

Segundo a prefeitura de Blumenau, dos 65 casos confirmados na cidade, oito estão internados. São dois pacientes em enfermaria e seis em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Os demais já passaram ou estão em isolamento domiciliar, com quadro de saúde considerado estável. Os familiares deles também receberam orientações quanto à prevenção da doença.

Uma projeção divulgada na última quinta-feira (9), mostra que em um cenário otimista Blumenau pode chegar a 212 casos até o dia 23 de abril. No quadro mediano, o número deve alcançar 255. Já na projeção mais pessimista feita pela equipe técnica da prefeitura, Furb e Unimed, é possível atingir 371.

Para tentar evitar que o vírus avance, o pedido tem sido pelo cuidado máximo. Em comunicado na noite deste domingo (12), a prefeitura reforçou a “orientação para que as pessoas que não voltam a trabalhar nesta segunda-feira (13) mantenham o isolamento social, evitando se deslocar sem necessidade”.

Para quem atua nos setores liberados para funcionamento, o pedido é de que os funcionários usem máscaras de proteção feitas em casa, higienizem as mãos frequentemente e evitem aglomerações.

Central de Casos Suspeitos de Coronavírus

A prefeitura de Blumenau desativou a central para atendimento de casos suspeitos de coronavírus que existia na Policlínica Lindolf Bell. Com isso, o serviço está centralizado no setor 3 do Parque Vila Germânica. O horário de funcionamento é das 7h às 19h.

A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, devem procurar atendimento em um pronto-socorro.

Em casos de sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Alô Saúde Blumenau

A comunidade também pode contar com atendimento virtual para receber orientações ou tirar dúvidas, sem sair de casa. O Alô Saúde Blumenau conta com dois canais de comunicação, por meio do telefone 156, opção 1 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561.

Os atendimentos do Alô Saúde Blumenau pelo 156, opção 1, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município. Já o Whatsapp funciona 24 horas por dia.