De 30 de novembro a 5 de dezembro ocorre a semana de mobilização do controle e prevenção da Aedes aegypti, Bombinhas Contra a Dengue. A ação será organizada pela Secretaria de Saúde através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e busca engajar a população em atividades focadas em combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
A programação inicia com ação conjunta entre equipes de combate à dengue e Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – FAMAB, na próxima terça-feira (01), no bairro de Quatro Ilhas e atuará na identificação de criadouros de difícil acesso (caixas elevadas, piscinas em casas fechadas e coberturas, etc), auxiliando o município agilizar vistorias nesses locais.
As equipes de saúde farão um trabalho de conscientização e limpeza no calçadão de Bombas e na Passarela da praia do Ribeiro, orientando as pessoas sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypt. Outra atividade importante, é a operação Bota Fora, que acontece nos dias 02 e 03 de dezembro, oportunidade para descartar aqueles materiais em desuso com possibilidade de acúmulo de água parada que podem servir como possíveis criadouros.
Será feito um mutirão de limpeza no bairro de Zimbros, na sexta-feira(04), iniciando às 8h30 e percorrerá as ruas: Maria Delfizia da Silva, avenida Vereador João da Luz, rua Rio Piratini, Rio Tietê, Rio Tijucas, Rio Paraná e Rio Piquiri, Rio Guaporé e rio Dourado, e partes da rua Rio Amazonas e Rio Tapajós.
Prevenção: A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada do Aedes Aegypti. O mosquito costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Entre as medidas, recomenda-se: colocar areia nos vasos de plantas, furar pneus velhos, manter latas e garrafas emborcadas para baixo, retirar folhas e galhos das calhas, verifique sua caixa d’água e vede sacos de lixo.