Câmara de Itapema tem duas chapas concorrendo à eleição da nova mesa diretora

Com o prazo para protocolo de chapas encerrado na tarde de quinta-feira (13/12), o Poder Legislativo de Itapema se prepara para a transição da residência, o que acontece a cada dois anos. A eleição do novo presidente da Câmara de Itapema acontece durante a última Sessão Ordinária de 2018, marcada para a terça-feira, dia 18/12, a partir das 19h.

Na disputa, duas chapas concorrem ao cargo. A primeira – protocolada no dia 31 de outubro – tem como candidato à presidência o vereador Nei da van (PSDB), vice presidente Cleverson Tanaka (PDT), 1º Secretário o vereador Yagan Dadam (PR) e 2º Secretário Alexandre Xepa (SD). Formada pelos vereadores de oposição, a chapa conta com o apoio, ainda, dos vereadores Mauro Hercílio Silva (PSDB), Sebastião Silva (PSDB) e Zulma Souza (DEM).

A segunda chapa tem como candidato à presidente o vereador Eurico Osmari (PSD), vice presidente Wanderley Dias (DEM), 1º Secretário o vereador Jean Idimar (MDB), e 2º Secretário Ari Piquetti (PR). Assinam a chapa, também, o vereador e atual presidente da Câmara, Xavier Legarrea (MDB), e Fabrício Lazzari (Progressistas) – líder de governo na Câmara.

O atual presidente do Legislativo, Xavier Legarea (MDB), ocupa o cargo até o dia 31 de dezembro, quando entrega a gestão da Câmara de Itapema ao novo presidente eleito, que assume a instituição no dia 1º de janeiro de 2018, até o fim desta Legislatura, em dezembro de 2020.

Atribuições do presidente

O presidente do Legislativo é o responsável pela gestão administrativa da instituição, e tem atribuições como gerenciar a aplicação do orçamento da Câmara. Ele também comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva.

Compete a ele também, a função de legislação, sendo o condutor das Sessões Ordinárias em plenário. O presidente dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto legislativo e resolução.

O gestor do Legislativo também desempenha funções de representação, atuando em nome da Câmara de Vereadores.