Está em andamento uma pesquisa sobre alimentação e nutrição infantil em Camboriú, focada também nas práticas de aleitamento materno. Uma pesquisadora iniciou, nesta semana, visitas no bairro Rio Pequeno. O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enami) consiste no preenchimento de questionário, verificação de peso e altura em crianças menores de 5 anos.
A pesquisa é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisadora irá percorrer, nas próximas semanas, residências nos bairros Santa Regina, Monte Alegre e Conde Vila Verde, assim como a área rural. O estudo também requer agendamento de coleta de sangue para teste de deficiências nutricionais – hemoglobina, zinco, vitaminas, folato, entre outros.
“Precisamos alcançar 50 famílias em Camboriú. Dificilmente um médico do SUS irá solicitar um exame tão complexo de sangue. Com as respostas, os moradores irão beneficiar a si mesmos e ao estudo nacional”, declara a pesquisadora Jane Maria Rotini Machado.
Mais de 120 cidades participam da pesquisa em todo o país. No estado, as entrevistas também são realizadas em Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça e São José. Os resultados serão encaminhados para os moradores e as secretarias municipais em até 20 dias úteis.