Por: redação | 1 mês atrás

O tratamento de pacientes com transtornos mentais moderados a grave e pacientes com dependência química tem lugar certo em Itapema, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Todos os meses são realizado mais de mil atendimentos entre consultas e reuniões, além dos 16 grupos terapêuticos e atividades de integração.

O CAPS integra a Atenção Especializada da Secretaria de Saúde e fica localizado na Rua 123A, nº 150, no Bairro Centro. Atualmente conta com psiquiatra, dois psicólogos, enfermeiro, assistente social, nutricionista, educador física e fisioterapeuta, além de terapeuta ocupacional.

“O paciente geralmente vem por conta própria no caso das dependências químicas, já os transtornos são encaminhados pelas Unidade Básicas de Saúde (UBS), o Hospital Santo Antônio e pelos outros serviços da rede de saúde”, explicou o Coordenador do CAPS, Cleiton Partika.

O atendimento ao paciente é realizado após um acolhimento. “Depois de avaliado, o paciente então passa a receber o atendimento conforme a necessidade com a equipe multidisciplinar e também nos grupos terapêuticos”, contou Cleiton.

O Secretário de Saúde, Alexandre Furtado Kons dos Santos, destaca a importância do trabalho desenvolvido pelo CAPS “Hoje nosso CAPS conta com uma grande equipe no atendimento a população que precisa de tratamento psicológico por meio de consultas e atividades que ajudam na qualidade de vida e na maior socialização dos pacientes”, afirmou.