Carnaval deve atrair menos turistas para Santa Catarina este ano

Carnaval

A expectativa para a ocupação de hotéis em Santa Catarina durante o Carnaval 2022 está abaixo dos 70% na maioria das regiões turísticas catarinenses, de acordo com o levantamento da ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de SC).

O Vale dos Imigrantes, no Meio-Oeste catarinense, espera ter 78% das unidades ocupadas durante os dias de festa, o maior percentual do Estado e o único acima dos 70%. Em segundo lugar está a Serra, com expectativa de preencher 68% das acomodações disponíveis.

Segundo a perspectiva da ABIH-SC, as regiões do interior terão uma lotação maior em relação ao primeiro mês do ano. Entretanto, o litoral deve ter menos hóspedes que no começo do verão.

Na Grande Florianópolis, Luciano Oliveira, presidente do SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da região), confirma que a lotação deve ser menor do que a registrada no início da alta temporada.

Com o cancelamento das festividades públicas e desfiles das escolas de samba por conta da manutenção de casos da Covid-19 no Estado, Oliveira avalia que o número de clientes será razoável, mas abaixo dos índices pré-pandemia. Segundo a ABIH-SC, a região toda deve ter aproximadamente 58,7% de ocupação.

“Na parte central de Florianópolis, a lotação está mais baixa que nas praias. O pico de ocupação deve ser mais ou menos 80% no sábado e domingo de Carnaval”, estipula o presidente. Para ele, o índice deve cair na segunda e terça-feira, que serão pontos facultativos na Capital.

Na Costa Verde & Mar, que reúne municípios do Litoral Norte, a expectativa é que a ocupação seja de 64%. Entretanto, Balneário Camboriú é um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e já indica que 80% das acomodações estão reservadas para o feriadão.

Informações nd+