40% dos municípios de SC estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti

mosquito

Segundo o Boletim Epidemiológico da DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), foram identificados 9.658 focos do mosquito Aedes aegypti em 177 municípios. Das 295 cidades do Estado, 118 são consideradas infestadas pelo mosquito, o que representa 40%.

Entre as cidades infestadas pelo Aedes aegypti está Florianópolis, São José, Blumenau, Itajaí, Joinville e Xanxerê.

O Boletim leva em consideração o período de 02 de janeiro a 12 de fevereiro de 2022. No mesmo espaço de tempo, em 2021, foram identificados 12.240 focos em 164 municípios, o que representa uma redução de 21,1% no número de focos detectados.

A fêmea do mosquito pode transmitir doenças como dengue, chikungunya e Zika vírus. Em Santa Catarina, são 92 casos confirmados de dengue. Em relação ao chikungunya, são 21 casos suspeitos e 21 descartados. Já o Zika vírus, são seis casos descartados e sete suspeitos.

Até agora, foi registrada uma morte causada pela dengue. Trata-se de um homem de 40 anos, do município de Criciúma, que começou a ter sintomas em dezembro de 2021 e faleceu em janeiro de 2022. O caso do paciente foi considerado importado, uma vez que, antes de sentir os sintomas, passou por municípios com alta transmissão do vírus em São Paulo.

Semana de mobilização nos municípios

Em 2022, está programada a quinta edição da semana de mobilização para recolhimento de pneus, que são locais potenciais para a procriação do mosquito.

Os municípios catarinenses que tiverem interesse em participar da mobilização podem se inscrever até o dia 18 de março de 2022 clicando AQUI. Também é preciso preencher um Termo de Responsabilidade e anexar no formulário para participar da ação.