Catarinenses em tragédia no Chile

Seis turistas brasileiros, sendo cinco deles de Biguaçu, foram achados mortos nesta quarta-feira (22) em um apartamento em Santiago, no Chile. Os bombeiros suspeitam de um vazamento de gás e durante as operações esvaziaram todo o prédio, localizado no centro da cidade. Acredita-se que a causa da morte tenha sido inalação de monóxido de carbono.

As vítimas estavam de férias na capital chilena havia uma semana e um dos motivos da viagem seria comemorar o aniversário de 15 anos de uma adolescente da família. Segundo uma prima, eles estavam prestes a voltar para Santa Catarina, pois a mãe de dois deles falecera na madrugada de terça para quarta desta semana, em Florianópolis.

Através de mensagens, uma das vítimas contou à prima que todos no apartamento não vinham se sentindo bem, apresentando sintomas estranhos ao ponto que cogitaram envenenamento. Com o mal-estar, o grupo chegou a pedir ajuda ao cônsul brasileiro, que se dirigiu ao local acompanhado da Polícia. Os oficiais, no entanto, tiveram de forçar a entrada no apartamento, onde já encontraram os corpos dos quatro adultos e dois jovens.

No local, a Polícia constatou que as janelas estavam todas fechadas, possivelmente devido ao frio que tem feito em Santiago nos últimos dias (com temperatura e sensação térmica entre 12°C e 10°C), o que teria causado a grande concentração do gás, que é inodoro. Autoridades do Ministério Regional da Saúde e funcionários da Superintendência de Energia e Combustíveis também estiveram no local. O caso ainda está sendo apurado.