Centro de Educação Infantil de Itajaí promoverá oficina da boneca Abayomi

Oficina de confecção da boneca Abayomi será realizada na próxima quarta-feira (20). O evento é em alusão ao dia da consciência negra. A oficina será destinada às mães dos alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Padre João Pivatto, do bairro Cordeiros, e ocorrerá a partir das 15h30.

“Abayomi tem como significado alegria, resistência, amor e união. Quando dou uma boneca dessas para alguém, estou oferecendo o meu melhor àquela pessoa, com o meu alento, a minha amizade e a minha união”, enfatiza a diretora do CEI, Verônica Bittencourt.

Na semana passada, agentes e professores do CEI Padre João Pivatto participaram de outra oficina de confecção da boneca Abayomi. A ação envolveu, ao todo, cerca de 40 profissionais.

Boneca Abayomi

Antigamente as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. O intuito era de acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre a África e o Brasil.

As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa e que traz felicidade.