Como economizar na conta de luz para diminuir o impacto do aumento na tarifa?

conta de luz

No inverno, a conta de luz costuma sofrer alterações devido ao uso excessivo de chaleira elétricas, aquecedores de ambiente e chuveiros funcionando na máxima potência. Nestas horas, vale lembrar que o consumo consciente pode fazer a diferença tanto para o meio ambiente quanto para o bolso.

Com o anúncio do aumento de 52% no custo adicional na bandeira tarifária vermelha patamar 2 das contas de luz, a Celesc divulgou um guia para orientar os consumidores na hora de economizar energia elétrica.

 

Temperaturas e preços mais altos

A empresa explica que o chuveiro é o principal vilão na hora de pagar as contas referentes à energia. No inverno, 25% a 35% do valor total da conta de luz está relacionado ao uso do aparelho, já que nesta época o uso dele representa, em média, 30% a mais no consumo de energia do que no verão, por ser usado em temperaturas mais quentes e por mais tempo.

O gerente de projetos do Departamento de Eficiência Energética da Celesc, Rodrigo José Hoffmann, explica que o banho deve durar no máximo 10 minutos.

“No inverno, uma pessoa que leva em média 30 minutos por dia no banho, ao final de um mês terá consumido 90 kilowatt/hora, equivalente a R$ 45 na conta de luz somente do custo do chuveiro ao final do período. Pode parecer pouco, mas se considerarmos que, em média, uma residência tem de três a quatro pessoas, com apenas um banho por dia o gasto se multiplica chegando a R$ 202, aproximadamente”, calcula.

Além do chuveiro, um outro aparelho está muito presente na casa dos brasileiros que enfrentam o frio. O aquecedor de ambiente não deve ser usado enquanto portas e janelas estão abertas, deixando o frio entrar no espaço.

Também é importante desligá-lo quando não houver pessoas no local, e não se deve cobrir o aparelho, pois isso cria riscos de incêndio.

 

Mais dicas para o dia a dia

Outro desafio no inverno é secar roupas. As temperaturas geladas, às vezes acompanhadas da alta umidade do ar, impedem que as roupas sequem de forma rápida.

As lavadoras e secadoras devem estar com seu filtro de limpeza em boa estado, para evitar maior demanda do aparelho. Também não é recomendado secar roupas atrás da geladeira, pois sobrecarrega do motor do eletrodoméstico, prefira ambientes ao ar livre ou perto de janelas.

Com relação às chaleiras elétricas, a dica é usar mais o fogão, pois esquenta a água e o ambiente. Durante o uso do forno, abra a porta dele apenas quando necessário, para que não seja preciso usar mais energia para reaquecer o aparelho.

Por fim, sobre as torneiras elétricas e os secadores de cabelo, vale ajustar as temperaturas dos aparelhos para o nível médio de calor. No caso da torneira, a mantenha fechada enquanto ensaboa as louças. Quantos aos secadores, enxugue bem os cabelos com a toalha antes de ligá-lo.

Informações ND+