Com prefeito de SC, Consórcio Nacional de Vacinas oficializa pedido de compra da Sinovac

Consórcio Nacional de Vacinas

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), que assumiu a presidência do Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), afirmou que o grupo oficializou o interesse de compra de 15 milhões de doses da vacina Sinovac contra a Covid-19. O imunizante é da farmacêutica chinesa Sinopharm Biotech. A informação foi divulgada na rede social do prefeito na manhã desta quarta-feira (31).

Agora, o Conectar entra na fila de negociação direta para adquirir o imunizante. A embaixada chinesa no Brasil também foi contatada para auxiliar na interlocução, através do embaixador no país, Yang Wanming.

“Prefeitas e prefeitos, sob o alicerce ímpar que constitui a federação brasileira, decidiram reunir esforços em um consórcio público com o intuito de adquirir vacinas para imunizar em massa a população”, afirma o ofício, enviado ao embaixador.

 

Santa Catarina segue com mais de 300 pacientes na fila dos leitos de UTI

 

Formado por 2,598 mil municípios brasileiros, o grupo abrange quase 70% da população brasileira, ou seja, 170 milhões de pessoas. “O propósito agora é fortalecer o Plano Nacional de Imunização. Trazer mais doses para a distribuição no Brasil e encurtar tempo para imunização de novos grupos prioritários”, afirmou Loureiro.

Nesta quinta-feira, o grupo deve se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Apelo internacional

Na segunda-feira (29), a FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) divulgou um vídeo, com a participação prefeitos do país, pedindo ajuda internacional para que o Brasil consiga acelerar o programa nacional de imunização.

“Casos graves e óbitos parecem ter virado rotina em nossas cidades”, afirmam, em vídeo divulgado pela FNP. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), participa junto com os gestores de Fortaleza (CE), Belém (PA), Salvador (BA), Pelotas (RS), Caruaru (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Aracaju (SE).