Por: Ricardo Gebeluca | 01/02/2019

Os 40 deputados eleitos para o mandato 2019/2022 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina foram oficialmente empossados na manhã desta sexta-feira (01). A posse acontceu durante a sessão preparatória solene de instalação da 19ª Legislatura, realizada no plenário do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.

Conforme determina o Regimento Interno do Parlamento estadual, a solenidade foi conduzida pelo parlamentar mais idoso entre os de maior número de legislaturas completas na Casa, neste caso, o deputado Romildo Titon (MDB), de 64 anos, que soma sete mandatos consecutivos.

Entre as diversas autoridades que acompanharam o ato, figuraram o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Sandro José Neis; e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Após a leitura do termo de compromisso para a execução do mandato, um a um, os 40 deputados e deputadas eleitos nas eleições de outubro de 2018 foram chamados para prestarem juramento. Entre o grupo, 18 são estreantes no Legislativo estadual, sendo que três já ocuparam posição de suplentes no exercício do mandato.

Ao final da cerimônia, que durou cerca de 25 minutos, Romildo Titon declarou empossados os novos deputados e convocou uma nova sessão, para a eleição ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa.

Crédito da foto: Luca Gebara/Agência AL