O dia 25 de novembro é reservado para a conscientização sobre a doação de sangue. O ato, voluntário e que salva inúmeros pacientes que enfrentam diferentes tratamentos e procedimentos médicos, teve seus protocolos alterados em função da pandemia de Covid-19.
Devido à necessidade de isolamento social, os bancos de sangue tiveram baixas que chegaram a 50% em algumas regiões do país. No dia nacional do doador de sangue, o ND+ responde as principais dúvidas referentes à realização do procedimento em tempos de pandemia.
Nesta terça-feira (24), o estoque de quatro tipagens sanguíneas estava em níveis insuficientes, segundo o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina).
Os estoques de O-, O+ e B- estão em situação de alerta, enquanto o A+ permanece em situação reduzida. Somente os estoques de A-, B+, AB- e AB+ estavam em situação adequada.
As baixas ocorrem pois o medo da contaminação pela Covid-19 desestimula as doações, informa o Hemosc. O atual número de doadores não consegue atender a demanda no Estado.
Quem pegou Covid-19 pode doar?
Existe um protocolo específico que rege a doação de sangue por parte dos infectados por Covid-19. Lembrando que o vírus não é transmissível pelas vias sanguíneas.
De acordo com o Hemosc, os doadores que já testaram positivo para o vírus devem aguardar 30 dias, sem apresentar sintomas, antes de fazer a doação. Ao agendar a doação, funcionários do Hemosc fazem um questionário apurando se o doador está com algum sintoma.
Também perguntam se ele teve contato com alguém que está com sintoma ou contaminado. Depois, o doador passará por uma triagem clínica durante o processo de doação.
Como doar durante a pandemia
Para evitar aglomerações, o Hemosc tem adotado desde o início da pandemia um sistema de agendamento de doações. Ele pode ser feito através deste link.
Os locais de doação estão equipados com pias para a lavagem das mãos e álcool gel. Foram feitas adaptações para evitar aglomerações e permitir o distanciamento. É obrigatório o uso de máscara e a temperatura é aferida.
O horário de funcionamento também foi reduzido. Consulte os horários de atendimento das unidades distribuídas pelo Estado.