Por: Ricardo Gebeluca | 20/12/2018

Bombinhas inaugurou o Centro de Educação Integral Leonel Brizola na manhã desta quinta-feira, dia 20, com uma solenidade emocionante e prestigiada pela comunidade escolar, autoridades e a população que aguardava ansiosa por esta obra magnífica.

Entre os presentes, o Ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, o Governador Eduardo Pinho Moreira, o Deputado Federal Rogério Peninha, e os Deputados Estaduais Leonel Pavan e Ana Paula da Silva, além de vários prefeitos e vereadores da região, o Reitor da Univali, Valdir Cechinel, e a Reitora Sônia Regina Fernandes, do IFC.

O Prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Muller, agradeceu o apoio do Governo Federal que disponibilizou mais de R$ 11 milhões para a obra. “Nossa comunidade só tem a agradecer a todos que colaboraram para que nosso sonho fosse edificado. Essa escola representa o grande legado que pode transformar o futuro de nossas crianças”, disse o Prefeito.

A Deputada Estadual Ana Paula da Silva, lembrou que as crianças podem chegar onde quiserem a partir de uma oportunidade. “Nossa escola proporciona o desenvolvimento das habilidades, o crescimento individual e coletivo e a capacidade de criação do aluno. Uma estrutura como essa forma grandes cidadãos”, afirmou Paulinha.

O Governador Eduardo Pinho Moreira lembrou que é frequentador antigo da cidade. “Tenho muita alegria de estar aqui, de estar inaugurando uma obra como essa. Com grandes amigos que fiz ao longo de minha carreira política”, disse o Governador.

Já o Ministro Marun, visivelmente emocionado, lembrou sua trajetória política e elogiou a homenagem à Leonel Brizola. “Brizola foi um defensor da educação, e sempre admirei essa postura. Estou muito feliz em representar o Governo Federal nesta solenidade, por poder participar de um momento tão especial. Parabéns Bombinhas”, completou o Ministro.

A cerimônia contou com a apresentação da Banda Municipal, sob a regência do maestro Carlos Caetano, o Hino Nacional foi lindamente interpretado pela aluna Naira Leandro, acompanhada pela flautista Beatriz Salvador e uma música em espanhol foi cantada pela aluna Maria Helena Lehm Vieira, acompanhada pelo Coral de Libras Mãos que Cantam sob a regência da Professora Sabrina Rodrigues, e os dançarinos da Fundação Municipal de Cultura coreografados pela professora Jéssica Delgadinho.

O Centro de Educação Integral Leonel Brizola tem capacidade para 1.800 alunos em tempo integral. Receberá todos os estudantes do sexto ao nono ano da rede pública municipal. Será a primeira escola bilíngue pública de Santa Catarina, oferecendo processos de aprendizagem em inglês e espanhol e ainda contará com ensinamentos em Libras, a língua brasileira de sinais. O prédio conta com 35 salas de aula, laboratórios de informática, ciência e artes, cozinha, refeitório, biblioteca, auditório, três sala de murcho multidisciplinar, sala de robótica, hortas e duas quadras poliesportivas cobertas. Os prédios também contam com sistema de aquecimento solar dos chuveiros de vestiários, aproveitamento de água da chuva e tratamento de esgoto.