Evento de 10 anos do Produtor de Água do Rio Camboriú tem dois dias de programação

O Programa Produtor de Água do Rio Camboriú completa 10 anos no dia 26 de novembro e para celebrar a data, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) e o Grupo Gestor promovem um evento nos dias 21 e 22, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Camboriú. O evento contará com palestras, painéis, convidados ilustres, e troca de informações.

A programação inicia às 13h15, de quinta-feira (21) e contará com painéis sobre os temas: “Pagamento por serviços ambientais: valorizando quem faz a diferença” e “Iniciativas que inspiram”, além de uma solenidade para homenagear os produtores rurais participantes do projeto e a assinatura do Acordo de Cooperação entre as entidades parceiras. As atividades de sexta-feira (22) iniciam às 8h30, com uma mesa redonda com o tema: “União de esforços para segurança hídrica”; e um painel que abordará a sustentabilidade financeira e resultados do projeto. Na parte da tarde, a partir das 13h30, será realizada uma saída de campo em propriedades parceiras.

Segundo a engenheira ambiental e responsável pelo Produtor de Água, Rafaela Santos, além de comemorar os desafios e ações realizadas nestes 10 anos de projeto, o evento será um momento de integração, troca de ideias e divulgação do programa. “Além de compartilhar experiências, queremos com o evento, especialmente, dar o devido reconhecimento aos produtores rurais parceiros desta iniciativa tão importante para a preservação do nosso rio”.

As inscrições para participar do evento já estão disponíveis no link: https://bit.ly/33fIxct.

Sobre o Produtor de Água do Rio Camboriú:

Inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) criou o Produtor de Água do Rio Camboriú. A iniciativa visa garantir a conservação dos recursos hídricos na bacia do Rio Camboriú, estimulando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades por meio de incentivo financeiro.

Atualmente, o Produtor de Água do Rio Camboriú conta com 26 produtores rurais que adotam em suas propriedades, práticas de recuperação das áreas degradadas, a conservação dos remanescentes florestais nativos, o manejo adequado do solo e a conservação de estradas rurais. Com 59 hectares de área restaurada, e 1130 ha de área conservada, já foram plantadas mais de 7 mil mudas de árvores nativas para recuperar as áreas desmatadas.