Exposição mundial traz história da arte do boneco

A diretora e pesquisadora teatral Conceição Rosiére (MG) colecionou os itens da exposição durante mais de 20 anos, e agora traz de maneira inédita para nossa região esse belo acervo, com itens da Alemanha, China, Vietnam, Praga, Camboja, Tailândia e, claro, do nordeste do Brasil. Mas de onde veio essa arte do boneco? A origem não pode ser realmente comprovada, mas das diversas teorias duas são mais frequentemente citadas: teria surgido na Índia, sendo trazido para a Europa pelos ciganos, ou a Grécia antiga teria sido o berço, com as representações das tragédias gregas, por ex., no Teatro de Dionísio, onde no lugar dos atores, que representavam os personagens mortos ou que surgiam como espíritos, eram usados bonecos, pois os atores tinham medo de representa-los. Na China desde o séc. 200 a.C. já se encontram registros dessa arte. Assim suas pátrias são muitas, seus estilos e materiais infinitos e seu encantamento junto ao público universal.

Esse encantamento, essa fascinação pela diversidade foi o que levou Conceição a colecioná-los. “Antes de qualquer viagem, lá ficava eu, horas na internet, ou nos livros e revistas, procurando onde ver o quê. E assim fui indo de país em país, conhecendo esses mestres e suas criações. Em Myanmar – antiga Birmânia, estive em Mandalay junto ao mestre UPan Naing, com seus 84 anos, seus lindos bonecos e sua arte tombada pela Unesco como patrimônio mundial. Impossível não trazer alguns para casa.” O Shopping Punta Blu é parceiro do projeto e cedeu um espaço especial para a exposição, além disso, visitas escolares podem ser agendadas e monitores estarão a disposição para acompanhar os visitantes.

Para os aficionados pela arte e demais interessados, acontece também, durante o festival, a palestra sobre a história dos bonecos, que acompanha a exposição. A palestra é ministrada também por Conceição Rosiére, e dá um panorama geral das diferentes origens e técnicas de manipulação dos títeres.

O festival tem o patrocínio da prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura, por meio do Fundo Municipal de Cultura, e com apoio e patrocínio adicional do empresariado local. Espetáculos de 7 países, feira de negócios, oficinas, roteiro imperdível de belezas naturais, cultura local, gastronomia e o inédito #festilambebrasil – FESTILAMBE Valparaíso-Chile Extensión Costa Esmeralda-Brasil. Programação completa, Informações, agendamentos e inscrições: facebook.com/festiruabombinhas   –   festiruabombinhas@gmail.com –  Cel 47 988046926

SERVIÇO:

O que?

-Exposição Bonecos do Mundo

Aonde?

-Festirua Bombinhas – Shopping Punta Blu

Quando?

-20 a 27 de abril – 15h às 22h

Quanto?

-Gratuito

Palestra “A História do Teatro de Animação”

Dia 26 / Quinta feira / 14h / Shopping Punta Blu – Gratuita

*Toda a programação é livre e gratuita.