Florianópolis terá alargamento das faixas de areia de mais três praias; saiba quais

faixas de areia

Na temporada de verão de 2022/2023, três praias de Florianópolis terão a ampliação de suas faixas de areia.

Os projetos, que já estão prontos, segundo Valter Gallina, Secretário Municipal De Infraestrutura De Florianópolis, esperam agora pela licença ambiental para serem executados.

De acordo com Valter, os projetos serão enviados ao IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) até outubro deste ano. Espera-se, após isso, que o IMA repasse de volta a autorização da LAP (Licença Ambiental Prévia).

Leia mais:

Uma vez feito isso, a LAP será encaminhada para a Capitania dos Portos e ao SPU (Serviço de Patrimônio da União). Depois, a previsão é de receber a autorização para as construções até maio de 2022. Uma vez recebido, Gallina afirma que a licitação para a contratação das empresas que irão executar as obras serão feitas.

Mesmo com todo esse planejamento, a ordem de serviço somente será dada em agosto. Isso porque, entre os meses de maio e julho, realiza-se a safra de tainha, e o IMA proíbe o engordamento das praias nesse período. Passado o tempo vigente, as obras deverão ser concluídas em até 120 dias, sendo entregues antes do verão de 2022.

 

Saiba quais praias terão suas faixas de areia ampliadas em Florianópolis

Em Jurerê Tradicional e na praia de Ingleses, as faixas de areia serão alargadas em 45 metros. Já na praia da Armação, será feito o do Rio Sangradouro, ou seja, serão removidos resíduos e sedimentos acumulados para melhorar seu escoamento.

Na sequência, um molhe será construído. Por sua vez, ele deve fixar uma barreira no rio, a fim de protegê-lo do assoreamento natural, para que então a faixa de areia se forme de maneira natural ao longo dos anos.

Informações ND+