Por: Ricardo Gebeluca | 22/08/2018

O Hospital Municipal Santo Antônio, de Itapema, no Litoral Centro-Norte catarinense, começou nesta quarta-feira, 22, uma capacitação com todas as enfermeiras da unidade. O treinamento visa uma preparação teórica e prática da equipe em relação a situações como classificação de risco, emergências cardíacas e cardiovasculares, emergências neurológicas e reanimação cardiorrespiratória.

Os treinamentos serão realizados em sete encontros, com o grupo de 10 profissionais e uma carga horária de 16 horas/aulas. “Esse treinamento é uma etapa importante para o início da classificação de risco que estamos implementando em nosso hospital”, resume o diretor Ricardo Prazeres.

A professora é a enfermeira Simone Regina Grando, graduada em Enfermagem e em Direito, com mestrado em Tecnologia da Saúde e especializações em Gestão de Emergências em Saúde Pública e em Enfermagem em Emergência.

O principal eixo norteador da capacitação respalda-se nos elementos assistenciais necessários às situações emergenciais e que sustentam a prática do enfermeiro. Portanto, inclui todo do tratamento necessário, mas direciona-se à assistência de enfermagem propriamente dita. O Hospital Municipal Santo Antônio é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a prefeitura local desde abril de 2017.