Acontece no dia 18 de janeiro, sábado, das 8h30 às 18h30, o II Batizado e Troca de Cordas de Capoeira Marauê Bombinhas no Ginásio de Esportes da EBM Dona Dilma Mafra, no bairro Centro. O acontecimento anual é um encontro dos praticantes de capoeira contemporânea local com presença de 30 Mestres, Contramestres, Mestrandos, Instrutores e Professores de capoeira dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, com oficinas, intervenções de Maculelê, rodas de capoeira, samba de roda, o batizado, que consiste na oficialização do nome de capoeira do aluno, e a troca de cordas conforme o nível de cada um. Gratuito e com participação do público como plateia.
O II Batizado e Troca de Cordas de Capoeira Marauê Bombinhas é organizado pelo Coletivo e Grupo de Capoeira Marauê Santa Catarina, com sede em Bombinhas, com a coordenação do Professor Kalango (Luciano da Silva Leon), responsável técnico do Coletivo, atualmente com quase 80 alunos na cidade.
Kalango ressalta a diversidade do grupo bombinense formado em sua maioria por mulheres, com praticantes pessoas com deficiência, migrantes, pessoas negras, 60+ e que tem a frente um professor indígena: “é muito importante para a cultura popular a propagação da arte da capoeira, pela sua diversidade de práticas, que promove educação, disciplina e inclusão”, enfatiza o professor.
Samurai é um aluno de inclusão, é TEA, e além de receber uma nova cor de corda é um dos quatro assistentes de produção do acontecimento, fala da capoeira como um diferencial em sua vida: “sou outra pessoa com a prática da capoeira. A evolução é nítida, além de me encontrar no jogo e na musicalidade, a minha socialização é o maior ganho”, Samurai (Raul Vitor Ferreira Abbade D’Ávila) receberá a corda verde/azul.
O supervisor e coordenador técnico do evento Mestre Esquilo da Associação Cultural de Capoeira Marauê de Rio Grande/RS, vem com uma delegação de mestres, contramestres e graduados para participar e acentua a importância do encontro: “momento sublime da capoeira onde a essência desta cultura será manifestada de diversas formas através do canto, do jogo, do teatro retratando a história, musicalidade e o saber com os mestres através de oficinas e vivências. Um momento rico de magia e encanto onde o encontro do novo com o antigo se completam”.
O II Batizado e Troca de Cordas de Capoeira Marauê Bombinhas é uma proposta executada com recursos do edital 08 Fomento Cultural da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Prefeitura de Bombinhas e Governo Federal. E apoio cultural do Colégio Ana Luiza, Mini Mundo, Nipox, Agro Baíto, EA Eliel Araújo, Ria Mais Odontologia, Pousada Recanto do Theozinho, Girassol Supermercados, Marcinha Ferreira Produções e Comunicação, Capitão Saúde, Vital Fisio, NP Imobiliária, Mar de Axé Artigos Religiosos e Sol de Bombinhas Restaurante.
Ficha técnica
Supervisão e coordenação técnica: Mestre Esquilo
Direção e coordenação de projeto: Professor Kalango
Produção-executiva: Marcinha Ferreira
Assistentes de produção: Monitor Mumbaca e alunos Preguiça, Guerreira e Samurai
Realização: Coletivo e Grupo de Capoeira Marauê Santa Catarina
Coordenação técnica: Associação Cultural de Capoeira Marauê
Serviço
O quê: II Batizado e Troca de Cordas de Capoeira Marauê Bombinhas
Quando: 18 de janeiro, sábado, das 8h30 às 18h30
Onde: Ginásio de Esportes da EBM Dona Dilma Mafra, Rua Dilma Mafra, 957, Centro, Bombinhas/SC
Entrada e Classificação: Livres