Itapema reduz contágio e moradores contam como venceram a COVID-19

contágio

O Jornal O Atlântico entrevistou dois moradores que contraíram a COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus, que relataram suas experiências perante os sintomas, o tratamento e a cura. O município reduziu consideravelmente o número de atendimentos no Centro de Triagem instalado no bairro Várzea.

Para enfrentar a pandemia, a Secretaria de Saúde de Itapema criou um local própria para triagem e conta ainda com o auxílio de monitores, respiradores, leitos de emergência, ultrassom portátil e a aquisição da cápsula ‘Vanessa’, tecnologia trazida de Manaus que auxilia os portadores da doença. Também foi implantado a “dose de ataque” instituída por meio de protocolo. Com apenas um sintoma, o paciente já recebe a receita e a medicação. Como estratégia contra o COVID-19, testes rápidos também foram disponibilizados para a população em forma itinerante em vários bairros.

Israel Aurélio Florêncio, 45 anos, conta que a primeira reação que teve ao receber o diagnóstico clínico foi o sentimento de incerteza e insegurança. Agora curado, após o exame apontar negativo para a presença do novo coronavírus no corpo, ele conta como enfrentou a doença. “Tudo começou quando senti a falta de paladar e descobri que tive a infelicidade de ser contaminado pelo vírus, no início fiquei muito assustado. Mas, fui muito bem tratado desde a triagem, até a alta hospitalar. Meu caso foi muito grave pois a COVID-19 atingiu muito o pulmão. Eu fiquei 14 dias internado no hospital Santo Antônio e ao retornar para casa, por mais nove dias, fiquei em isolamento total da família, tomando neste período a medicação prescrita pelo Dr. Clício José Dezorzi. Agora estou completamente curado”, explica Israel.

Residente do Canto da Praia de Itapema, a pescadora artesanal Verônica Maria Almeida foi diagnosticada com a COVID-19. “No início tive calafrios, sem fome nenhuma, com diarréia e falta de ar. Procurei o Centro de Triagem e fui prontamente atendida pela equipe que me monitorava 24 horas. Eu fiquei dez dias internada em Itapema e inclusive fui levada pela equipe de saúde, para fazer exames mais precisos no Hospital Marieta, em Itajaí”, revela. “Hoje meu exame está negativado e fui considerada curada graças a Deus, e, a toda equipe de saúde que me tratou com muito carinho. Vou voltar a descascar meu camarão, coisa que adoro fazer,  já na próxima semana”, comemora a pescadora.

A cidade de Itapema possui  2.981 pacientes confirmados com a doença. Deste total, 2.771 estão curados do Covid-19. “Ouvir o relato da cura dos pacientes nos traz muita alegria e esperança. Mesmo com essa redução significativa na procura pelo atendimento no Centro de Triagem, e, consequentemente na ocupação da ala do COVID-19 no Hospital Santo Antônio. Para evitar uma segunda onda precisamos que a população siga colaborando com as medidas de prevenção como uso da máscara, lavar as mãos, uso do álcool em gel e o distanciamento social”, orienta o secretário de Saúde Alexandre Furtado Kons dos Santos.

 

Redução dos casos em Itapema

O Centro de Triagem do Coronavírus em Itapema já atendeu mais de 12 mil pacientes com sintomas gripais desde a sua instalação na sede da Associação de Aposentados de Itapema (APIT), localizada na Rua 700, no Bairro Várzea. Em agosto, a redução foi de 40% na procura pelo atendimento em relação ao mês anterior. Conforme levantamento da secretaria de Saúde, o total de atendimentos específicos com sintomas do novo coronavírus cresceu durante os meses mais críticos da pandemia – mas registrou redução sucessiva durante o último mês. Em abril, foram 673 atendimentos; em maio: 725; em julho: 1998; em julho, mês considerado o mais crítico, foram 6029 atendimentos. Já no mês de agosto foram 3636 atendimentos. Ontem, 09 de setembro, foram atendidos 74 pessoas com sintomas gripais.

 

Novo horário do Centro de Triagem

 

A Secretaria de Saúde informa que a partir do dia 14 de setembro o Centro de Triagem do Coronavírus terá um novo horário de atendimento. De segunda a sexta-feira, o serviço funcionará das 7h às 24h, já no sábado e domingo será das 7h às 19h. Nos demais horários os pacientes com sintomas gripais poderão procurar o Santo Antônio que terá um médico para específico para este atendimento.