Com mais de 60 toneladas de resíduos retirados do fundo do oceano e encostas catarinenses, o projeto Limpeza dos Mares dá início a mais uma etapa ao ancorar na cidade de Bombinhas, no próximo dia 28 de abril. Capitaneada pela Associação Náutica (ACATMAR), a iniciativa busca preservar a vida marinha local e incentivar a comunidade a desenvolver um olhar mais cuidadoso e generoso com o meio ambiente.
Contando com a participação de mergulhadores profissionais e voluntários, o projeto atua há quatro anos no litoral catarinense, amparado pelo suporte da iniciativa privada, como da rede Fort Atacadista, que renovou seu apoio para 2018. “O apoio do Fort é muito importante para nos ajudar no desafio de aumentar a conscientização e a sensibilização das pessoas sobre o que esse lixo gera negativamente na vida marinha e em nossos oceanos. É importante refletir sobre o legado que queremos deixar para as próximas gerações”, diz Mané Ferrari, presidente da ACATMAR.
Carlos Cândido Silva, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas, destaca que o projeto vem de encontro com a premissa da Prefeitura de proteção dos recursos naturais. “É uma iniciativa de extrema importância para reforçarmos a necessidade de cuidarmos do meio ambiente”, conclui.
Estão programadas quatro etapas de recolhimento do lixo dos mares, praias e costões no estado de Santa Catarina. Neste ano, também serão realizadas palestras de conscientização para crianças em escolas públicas.
Etapas 2018 – Limpeza dos Mares
*Datas sujeitas a alterações conforme condições climáticas
– 28/04: Bombinhas (Praia de Bombinhas e Sepultura)
– 19/06: Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (Ilha do Arvoredo)
– 15/09: Governador Celso Ramos (Praia Grande)
– 01/12: Florianópolis (Barra da Lagoa)
Fonte: Visor Notícias