A espera de um bebê é um momento mais que especial na vida da mulher. Em Itapema, mais de 450 gestantes recebem acompanhamento médico nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. As consultas de pré-natal são realizadas em dias específicos de atendimento e de acordo com o período gestacional das pacientes.
“Com esse acompanhamento do pré-natal conseguimos evitar que a gestante passe por complicações como hipertensão, diabetes e até mesmo a obesidade. O ideal é que esse acompanhamento inicie o quanto antes, ou seja, até a 12ª semana de gestação ”, explicou a médica que atende na UBS do Bairro Várzea, Claudia Mahl.
A médica orienta ainda que o planejamento é a melhor saída para uma boa gravidez. “Se a gestação é programada, a paciente pode vir na UBS consultar, fazer os exames pré-concepcionais e assim teremos uma avaliação completa”, afirma.
Jeniffer Marba Horr Schimidt Martins é mãe de primeira viagem. A paciente é atendida na UBS do Bairro Várzea e conta que as consultas de pré-natal colaboram com uma melhor qualidade de vida neste momento importante. “Conversar com a médica me ajuda a tirar dúvidas sobre o que estou sentindo, se meu bebê está bem e como ter atitudes certas”, contou.