“Temos que cobrar mais investimentos, porque nossas demandas são urgentes. A Saúde de nossa região está em desmonte. Faltam recursos para atender de maneira digna nossa gente. Por que estamos esquecidos? Somos menos importantes que outras regiões do Estado? O Vale do Itajaí merece respeito.” Essas foram palavras do Prefeito Paulo Henrique Dalago Müller, de Bombinhas, durante a reunião com os Deputados Estaduais que compõem a Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Itajaí.
O encontro aconteceu na última quinta-feira, dia 23, os Prefeitos da Região da Amfri reuniram-se com três dos Deputados Estaduais da Frente Parlamentar, na sede da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí. O encontro foi para que os Prefeitos pudessem ser ouvidos, elencar as prioridades da região e buscar soluções para os problemas dos municípios. O deputado e coordenador da frente, Ricardo Alba, o deputado Onir Mocellin, e a deputada Ana Paula da Silva, que já foi Presidente da Amfri e luta há anos pela valorização da região, comprometeram-se a destinar emendas para Rodovia SC 470 e debateram também outras questões prioritárias para a região, como os Incentivos fiscais para municípios, a abertura do Centro de Eventos de Balneário Camboriú e a situação da Rodovia Jorge Lacerda.
Dentre as solicitações dos Prefeitos, a principal e mais urgente é a busca pelos recursos aos hospitais da região, como o Pequeno Anjo, o Marieta Konder Bornhausen e principalmente, o Ruth Cardoso, único que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Balneário Camboriú e que suspendeu temporariamente a realização de partos, por causa da superlotação na Unidade de Terapia Intensiva neonatal no último dia 20.
A comitiva foi composta pelos prefeitos Fabrício de Oliveira (Balneário Camboriú), Paulo Henrique Dalago Müller (Bombinhas), Erico Oliveira (Ilhota), Marcos Pedro Veber (Luiz Alves), Flávio Tironi (prefeito em exercício de Balneário Piçarras), o vice-prefeito Marcelo Sodré (Itajaí), e com a presença de vereadores e secretários dos municípios.
“A nossa região tem o maior índice de crescimento de Santa Catarina. Não podemos mais ficar mendigando recursos. Hoje, somos uma região esquecida pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal. Nossa região é muito grande, que arrecada muito através do turismo, uma vitrine de Santa Catarina e merecemos o mesmo tratamento que recebe a região da Grande Florianópolis e o Oeste do Estado. O Governador Carlos Moisés tem que olhar para a região da AMFRI com outros olhos”, afirmou o Prefeito Paulinho, de Bombinhas.