Novo sistema de compra de combustíveis permite economia de pelo menos R$ 6,2 milhões por ano

Menos gastos para o Governo do Estado, mais facilidade para o servidor na hora de abastecer e melhoria nos serviços prestados à população catarinense. Essas são as principais vantagens do novo modelo de aquisição de combustíveis da frota estadual implementado pela Secretaria de Estado da Administração (SEA) no começo deste ano. Só nos dois primeiros meses de 2019, houve uma redução de consumo equivalente a 130,4 mil litros de gasolina e óleo diesel – e a expectativa é que essa economia represente R$ 6,2 milhões para os cofres estaduais até o fim do ano.

Para se ter uma ideia, o volume de combustível é o suficiente para um carro popular com rendimento de 10km/litro percorrer um trecho de 1,3 milhão de quilômetros – é como ir cem vezes de Santa Catarina ao Alasca ou três vezes da Terra à Lua. Além da economia, o novo sistema também ampliou a rede credenciada: de 300 postos, em dezembro passado, para 677 em fevereiro deste ano.

Essa mudança facilitou o serviço e reduziu o tempo de atendimento nas ocorrências. Em Bom Jardim da Serra, por exemplo, as viaturas precisavam se deslocar até a cidade vizinha, Urubici, para abastecer em um posto credenciado. Isso gerava a necessidade de rodar até 100 quilômetros apenas para encher o tanque. “Antes havia um único posto por cidade e, em alguns casos, a viatura precisava se deslocar muitos quilômetros do quartel para abastecer. Isso gerava muito custo com o combustível e muito mais dinheiro despendido, além de um maior tempo-resposta no atendimento de ocorrências”, diz o tenente Marcelo dos Santos Rodrigues, chefe do Centro de Viaturas e Equipamentos do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina.

O processo extinguiu 2.688 contratos diferentes, que eram administrados pela SEA, com os postos e outras secretarias. Agora, uma única empresa foi licitada para fornecer o combustível para o Estado. “Esse é um novo jeito de governar. Não para quem governa, mas para as pessoas que vivem em Santa Catarina. Por isso, a importância de fazermos uma gestão íntegra, transparente e com melhores resultados para o governo de Santa Catarina e a população catarinense”, destaca o governador Carlos Moisés.

O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, explica que a equipe da pasta trabalhou para contratar uma ferramenta que permitisse às viaturas localizar postos durante o período de serviço. “Com isso estamos tendo uma economia significativa. Isso demonstra que boa gestão tem a capacidade de gerar recursos financeiros que serão aplicados posteriormente nas atividades de maior interesse do Governo do Estado e que impactem diretamente o cidadão”, afirma o secretário.