Ômicron: Mais de 7 mil voos são cancelados no período natalino

O número de voos cancelados entre a última sexta-feira (24) e a manhã deste domingo (26) chegou a 7,3 mil em todo o mundo. A quantidade crescente de cancelamentos é motivada pelo avanço da variante Ômicron do coronavírus neste final de ano. Os dados de voos são da plataforma Flight Aware, que monitora operações ao redor do mundo.

Somente neste domingo, foram canceladas 2.151 operações. Do total, 664 são nos Estados Unidos. No sábado (25), dia de Natal, foram 2.857 voos suspensos, dos quais 996 tinham rota que passava pelos Estados Unidos. Na sexta-feira, véspera de Natal, 2.379 operações foram canceladas.

Às vésperas do feriado, as companhias aéreas americanas United Airlines e Delta Air Lines anunciaram uma série de cancelamentos por causa da nova variante da Covid-19. Em comunicado divulgado no sábado, a Delta Airlines pediu desculpas aos clientes afetados pelos cancelamentos.

– Os funcionários da Delta estão trabalhando juntos, o tempo todo, para redirecionar e substituir aeronaves e tripulações para levar os clientes onde eles precisam estar, o mais rápido e seguro possível – informou a empresa.

No Brasil, de acordo com dados da Infraero, houve apenas 5 voos cancelados na véspera de Natal: quatro da empresa Azul e um da Latam. A primeira companhia negou que a pandemia fosse o motivo para os cancelamentos. A Latam confirmou um cancelamento, e declarou que só foram detectados atrasos em decorrência do alto fluxo da data.