Por: Ricardo Gebeluca | 1 mês atrás

A Águas de Bombinhas acaba de concluir uma operação especial de limpeza na rede de esgoto do município. Na última semana, as equipes trabalharam durante a madrugada na Avenida Vereador Manoel dos Santos, com o objetivo de concluir a limpeza para a temporada de verão. Pensando no bem-estar dos moradores e  motoristas, o serviço foi realizado entre a 1h e 6 horas da manhã.

A limpeza de rede tem como objetivo desobstruir a tubulação, prevenindo possíveis entupimentos ou extravazamentos que podem ocorrer principalmente com o aumento da população. A operação é realizada com o auxílio do caminhão hidrojato, que trabalha limpando as galerias com o uso de forte pressão de água.

“Durante o verão muitas pessoas frequentam a cidade, aumentando o fluxo de esgoto na rede. Por isso é fundamental manter a limpeza das tubulações, para que o sistema funcione da forma esperada”, completa o coordenador de operações da concessionária, Jader Milanez dos Santos.

Já a diretora-executiva da concessionária, Thaís Forest Gallina, reforça sobre a importância de se ter uma caixa de gordura na propriedade e mantê-la sempre limpa e conservada. Conforme ela explica, a gordura em contato direto com a rede se solidifica e, com o tempo, forma camadas espessas que reduzem o diâmetro da tubulação – prejudicando o escoamento do efluente.

“Algumas das dificuldades que enfrentamos estão relacionadas com a obstrução da tubulação por causa de gordura”, explica. “Os moradores e proprietários precisam adequar as ligações e possuir caixa de gordura própria, certificando a limpeza da mesma sempre que necessário”, reafirma.