Os impactos da pandemia do novo coronavírus ainda estão longe de terminar. Mesmo com as principais cidades catarinenses se preparando para receber os visitantes, alguns turistas argentinos, responsáveis pelo grande fluxo de visitas e estadias, não pretendem passar o final de ano em Santa Catarina.
A argentina Rosio Martin vem desde os 12 anos de idade para o estado. Mas, neste ano, Florianópolis não está na lista de férias da família dela.
“Lamentavelmente, por conta da pandemia do novo coronavírus, não vamos poder ir. Com tudo que passou este ano, é muito difícil, não queremos nos arriscar por causa do coronavírus. Também temos amigos e conhecidos que iam para o Brasil, gente que lamentavelmente também não vai poder veranear aí.”
O comerciante Eduardo Velardez, que trabalha há cinco décadas com turismo na Argentina, disse que pela primeira vez terá que focar no turismo local em função da situação econômica do país.
“A gasolina é mais cara, a comida em geral é mais cara, a situação econômica na Argentina é caótica. Então, é pouca gente que vai poder sair. Aquelas pessoas que viajavam para Europa, Miami, vão fazer algum tipo de turismo interno.”
“Ano passado, o nosso percentual de reservas provenientes da Argentina foi de 60%. Esse ano, não chega a 1%. Nós temos 3 reservas confirmadas até o momento provenientes da Argentina. Existe sim interesse e muitos orçamentos. O pessoal entra em contato, orça e deixa para mais próximo a data, porque não tem certeza de nada”, afirmou a dona de pousada Nilce Strasburger.
Orientação do consulado Argentino
O Consulado Argentino em Santa Catarina informou que segue recomendando que os turistas argentinos que visitam o estado, e o Brasil, tenham um seguro de saúde com cobertura médica ampla.
“Sempre foi recomendado para o turista argentino que visita Santa Catarina, como o resto do Brasil, ter um seguro de saúde com uma cobertura ampla, com cobertura de internação, cobertura de UTI, até cobertura para caso de morte. Isso foi uma recomendação que sempre existiu, não é nada novo”, afirmou o cônsul argentino em Santa Catarina, Gustavo Coppo.
Um jornal argentino chegou a publicar reportagem destacando a situação da pandemia em Florianópolis e Rio de Janeiro, como está entre os locais mais procurados pelos moradores do país vizinho – veja no vídeo abaixo.
Situação da Covid-19 em SC
Santa Catarina é o quarto estado do Brasil com mais casos confirmados de Covid-19, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Segundo o boletim da noite de terça-feira (15), o território catarinense registrou 435.547 infectados desde março, com 4.504 mortes.