Pescador de Navegantes morre com coronavírus e família realiza velório sem cuidados após não ser informada da doença

Navegantes

Um pescador de 47 anos da cidade de navegantes morreu vítima de coronavírus enquanto trabalhava em alto mar na cidade de São Sebastião, no estado de São Paulo. A morte aconteceu na última terça-feira (19). Apesar da confirmação da Covid-19, a vítima foi enterrada em Navegantes sem nenhum cuidado.

No barco, além do pescador que morreu, outros 10 testaram positivo para a doença e 13 não estão com o novo coronavírus.

Em nota oficial, a prefeitura da cidade paulista disse que socorristas do Samu foram acionados pela Marinha do Brasil para prestar atendimento e constataram que o tripulante já havia falecido. O barco retornou a Navegantes no dia 21 e atracou na noite de sexta-feira (22).

A Vigilância Epidemiológica da cidade catarinense informou que o município não recebeu a informação sobre a suspeita de Covid-19. A causa da morte do pescador era considerada um infarto. Assim, o velório aconteceu com o caixão aberto e sem os procedimentos sanitários de prevenção ao coronavírus.

Depois da chegada da embarcação houve exame em todos os tripulantes e a orientação que fizessem isolamento domiciliar. No mesmo fim de semana, foi constatado que boa parte da tripulação foi contaminada. A vigilância anunciou que vai visitar a família do pescador nesta segunda-feira (25) para realizar a testagem.

Em atualização na tarde deste domingo (24), a cidade de Navegantes contava com 231 casos confirmados. São 48 curados e cinco mortes. 170 pessoas estão em tratamento domiciliar e oito em tratamento hospitalar. São 284 casos descartados e 379 casos monitorados.