Ponte Hercílio Luz passa em teste de carga

Ponte Hercílio Luz

A ponte Hercílio Luz está quase pronta para ser reaberta à população, em menos de duas semanas. Na noite desta quarta-feira (18), um teste de carga demonstrou que a estrutura já pode voltar a receber o tráfego de veículos, após quase três décadas.

No teste, 48 caminhões, com 20 toneladas cada, foram enfileirados em cima da ponte. Os veículos carregavam areia e argila. Foram 960 toneladas de peso ao mesmo tempo, o que representa aproximadamente 80% da carga máxima projetada. A Velha Senhora passou na avaliação.

O teste começou ainda no fim da tarde de quarta-feira (18) e seguiu durante a madrugada, sendo finalizado por volta de 2h30. Primeiro foram colocados 12 caminhões na ponte, depois mais 20, chegando ao total de 48.

Nos próximos dias serão feitos os retoques finais. A reabertura da Ponte Hercílio Luz está marcada para 30 de dezembro. Estão previstos o término da instalação dos guarda-corpos, a sinalização viária e a iluminação funcional.

O secretário-adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, destacou que o teste de carga é uma etapa fundamental da reabertura e que os trabalhos devem prosseguir até março, quando se encerra o contrato com a empresa portuguesa Teixeira Duarte.

“A intenção desse teste de hoje é certificar a segurança da ponte para que a gente possa liberá-la em 30 de dezembro. Após essa certificação, faremos a complementação dos serviços de engenharia, inclusive com a iluminação cênica. A partir daí, será planejada a ocupação do seu entorno, de modo a trazer desenvolvimento para toda a região”, explica Vieira.

Sobre o Viva a Ponte

Para a reabertura da ponte, estão programadas diversas atividades entre os dias 30 de dezembro e 5 de janeiro, por meio do projeto Viva a Ponte. Serão atrações artísticas, folclóricas e gastronômicas.

Fonte: ND+