Procon suspende atividades da Oi em SC após enxurrada de reclamações; entenda

Procon suspende atividades da Oi
Órgão aplicou suspensão de cinco dias à operadora após enxurrada de reclamações – Foto: Procon/Divulgação/ND

A operadora Oi recebeu uma suspensão por parte do Procon/SC após registrar, nos primeiros três meses de 2022, 23.994 reclamações de clientes, sendo a primeira empresa na lista de insatisfação dos consumidores. O órgão de monitoramento aplicou uma medida cautelar que suspende as atividades da Oi em Santa Catarina por cinco dias.

A identificação do Procon sobre as reclamações foram contabilizadas pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, e abrange também as críticas feitas pelo clientes durante o ano de 2021. Ficou constatado que a maior parte das queixas eram de clientes de planos pós-pago.

O órgão considerou que a empresa infringe o Código de Defesa do Consumidor, provocando prejuízos aos catarinenses. Agora, a Oi terá um prazo de 48 horas para apresentar o chamado plano de pós venda para auxiliar os consumidores que se sentiram lesados, de alguma forma, pela empresa, além de 10 dias para apresentar defesa.

“Esta já não é a primeira vez que a empresa é notificada pelo Procon/SC. E, infelizmente, com a reincidência, tivemos que tomar medidas mais enérgicas”, explica o diretor do órgão estadual, Tiago Silva.

Entre janeiro e março deste ano, a empresa liderou a lista de reclamações feitas por consumidores, com denúncias por problemas no serviço de banda larga, telefonia pré e pós-paga, bloqueio, suspensão indevida de serviços e cancelamentos.

Em caso de descumprimento da medida cautelar, a empresa receberá multas diárias, caracterizando crime de desobediência, sujeito a sanções administrativas.

A reportagem buscou a empresa, mas não obteve resposta até a publicação da matéria. O espaço permanece à disposição.

Informações ND+