Por: Redação | 13/10/2021

No final da última semana, aconteceu o evento de lançamento do Programa DEL Turismo, transmitido em live pelo YouTube e de forma presencial para convidados, no auditório da Prefeitura de Bombinhas. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Bombinhas, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, Associação Empresarial de Bombinhas – AEMB e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC.

O DEL Turismo surgiu do programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL), lançado em 2012 pela FACISC. A metodologia do programa é inspirada no modelo alemão do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha – BBW, que tem como proposta unir os setores atuantes no segmento, como órgãos públicos, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade, para trabalharem de forma conjunta na gestão do turismo local.

Do dia 04 a 07 de outubro, os consultores da FACISC, Elisabeth Bauchwitz e Andreas Dohle, estiveram em Bombinhas para realizar o levantamento de informações sobre o destino turístico e entrevistaram cerca 60 pessoas da comunidade. No evento, foram apresentados o Programa DEL Turismo, o prêmio TOP 100 Green Destinations e a análise do destino. Além disso, os representantes da Secretaria de Turismo, AEMB e FACISC assinaram o termo de cooperação para dar início ao Programa.

Para Bianca Seibt, secretária de turismo e desenvolvimento econômico de Bombinhas, “o DEL Turismo vai possibilitar um trabalho de cooperação e integração de todos os setores: poder público, associações, trade turístico e sociedade civil, trazendo resultados a curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento do município”.

O evento contou com a presença do prefeito Paulinho e do vice-prefeito Alexandre da Silva, presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, presidente da AEMB, Cássia Lippmann, chefe de gabinete, Hendrick Constante, secretária de turismo e desenvolvimento econômico, Bianca Seibt, secretária de administração, Rosângela Eschberger, secretária de educação, Patrícia dos Santos, secretária de assistência social, Telma Mafra, vereadores José Antônio Olímpia e Maurício José Leal e do delegado da Polícia Civil, Ricardo Melo.