Por: Redação | 13/10/2021

A chuva não dará trégua em Santa Catarina tão cedo. Nesta terça-feira (12), a circulação marítima manteve o tempo nublado e com chuva persistente nas regiões da Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Diversas ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos foram registradas durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Em Santo Amaro da Imperatriz, ao menos três deslizamentos foram notificados desde a manhã desta terça.

Foram registrados também 157,6 milímetros de chuva no município nas últimas 24 horas, segundo a Epagri/Ciram.

Ainda, na pista da BR-282, por volta das 16h20, uma árvore caiu e inviabilizou o trânsito por pelo menos uma hora na região. Em Palhoça, as chuvas que atingem o município já somam o maior acúmulo registrado pela Defesa Civil Municipal em pelo menos 10 anos.

As cheias tem provocado danos diversos aos moradores, como a queda de muros, deslizamentos e o alagamento de casas. Os estragos foram tantos que a cidade decretou situação de emergência. Entre a noite de segunda e manhã desta terça-feira, o acumulado foi de 88mm na cidade.

A meteorologista da Defesa Civil, Francine Sacco, alerta que “como a maioria das ocorrências foram relacionadas a deslizamentos, a próxima semana exigirá bastante atenção nestas áreas atingidas, já que o solo não vai ter muito tempo para secar, permanecendo suscetível a novos deslizamentos”.

Chuvas devem continuar

Francine ressaltou que ainda há condições para chuvas fracas e ocasionais nesta noite e na quarta-feira (13) em Santa Catarina. No Oeste e nos Planaltos catarinenses, fica também o alerta para temporais isolados no final desta quarta.

Enquanto isso, a circulação marítima perde força e o tempo deve estabilizar no restante do Estado. O sol pode aparecer entre nuvens por Santa Catarina. Nos locais com marcação para precipitações, a chuva vem uniforme e acompanhada de raios.

As temperaturas variam entre 10°C e 15°C nos Planaltos e no Oeste, seguidas de máximas de 18°C no Litoral e no Vale do Itajaí durante a manhã. Já no Extremo-Oeste, máximas de 29°C assolam a região. Nas demais áreas, a temperatura se mantém entre os 21°C e 26°C.

Segundo a meteorologista, a previsão é de que uma passagem de frente fria, associada a um sistema de baixa pressão, provoque ainda mais chuvas e temporais por todo o Estado na semana que vem, o que deve manter Santa Catarina em alerta para novas ocorrências.

Confira as temperaturas para esta quarta-feira (13):

  • Litoral Norte: 16°C / 24°C;
  • Planalto Norte: 11°C / 23°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 17°C / 23°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 15°C / 22°C;
  • Vale do Itajaí: 15°C / 24°C;
  • Litoral Sul: 15°C / 25°C;
  • Planalto Sul: 9°C / 21°C;
  • Meio-Oeste: 12°C / 24°C;
  • Oeste: 12°C / 25°C;
  • Extremo-Oeste: 14°C / 29°C.
Informações nd+