A Reserva Biológica Estadual do Aguaí, Unidade de Conservação de Proteção Integral administrada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado, recebeu nos dias 9 e 10 de novembro, o Acampamento Montanhistas do Futuro 2024 (AMF 2024). A atividade marca o encerramento anual do Projeto Montanhistas do Futuro realizado pela Associação Serra Geral de Escalada e Montanhismo (ASGEM) e pelo Instituto Reflorar com comunidades dos municípios do entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, com o objetivo de promover ações de educação ambiental e de promoção aos esportes de montanha.
Idealizado em 2019, o Projeto Montanhistas do Futuro teve seu primeiro encontro no final de 2021, em um acampamento realizado na localidade de São Pedro, em Siderópolis. Voltado para crianças de 6 a 12 anos, o projeto trabalha temas como meio ambiente, mínimo impacto aos ambientes naturais, fauna, flora, climatologia básica, segurança, primeiros socorros, técnicas de movimentação em ambientes montanhosos como trilhas e escaladas, técnicas de acampamento, respeito à cultura e comunidade local, plantio de mudas nativas, observação de aves entre outras.
“O projeto compõe um conjunto de atividades de educação ambiental promovidas no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí que além de proteger uma área importantíssima da biodiversidade do Estado de Santa Catarina ainda tem uma rede de parceiros que trabalha firmemente com as comunidades do seu entorno”, enfatiza o coordenador da Reserva, Joel Casagrande.
A programação do AMF 2024 contou com experiência de montagem de barracas e a própria vivência de dormir em barracas; trilhas e atividades com diversos convidados e parceiros do projeto. O evento, teve a parceria da CASAN que, também, autorizou o acesso às instalações da companhia para todas as atividades propostas.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão o livro Flora na Serra do Rio do Rastro, lançado recentemente pela pesquisadora e mestranda Júlia Gava Sandrini. Um passeio contemplativo na área da Barragem do Rio São Bento guiado pelo parceiro do projeto Tony Provesano também fez parte da programação, que contou com uma parada na Estação Climatológica da CASAN conduzida pelo coordenador da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, Joel Casagrande.
Os participantes também participaram de uma trilha com o objetivo de conhecer um pouco o papel das árvores mães nas florestas, conduzida pela bióloga Jadna Rosso que, atualmente, é também coordenadora do projeto.