Saiba o que falta para SC dar início a dose de reforço em adultos

reforço

O governo de Santa Catarina aguarda o documento oficial do Ministério da Saúde para definir os detalhes da imunização de reforço contra a Covid-19 para adultos acima de 18 anos no Estado.

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), confirmou nesta terça-feira (16) que Santa Catarina aplicará a dose de reforço em adultos que tenham completado cinco meses desde a segunda dose da vacina contra o coronavírus.

A liberação da dose de reforço para adultos foi anunciada nesta terça-feira pelo governo federal. Até o momento, não há calendário por faixa etária para tomar a dose adicional.

Até então, a dose de reforço estava aprovada apenas para maiores de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.

“Já tínhamos autorizado a aplicação desta dose de reforço, ou adicional, para todos aqueles que tinham tomado a segunda dose há mais de seis meses e que tivessem [mais de] 60 anos”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

“Agora, graças às informações advindas dos estudos científicos realizados para avaliar a aplicação da terceira dose – e dos quais já temos dados preliminares -, decidimos ampliar esta dose de reforço para todos aqueles acima de 18 anos de idade que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, completa.

Ele garantiu que o estoque de imunizantes será suficiente para atender à demanda. Atualmente, há 12,47 milhões de pessoas aptas a receber a dose adicional.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 350 milhões de doses das vacinas contra a covid-19 já foram distribuídas para todo o país, e mais de 297 milhões já foram aplicadas ao longo de onze meses.

 

Imunização no Brasil

Mais de 157 milhões de pessoas tomaram ao menos uma dose do imunizante – número que, segundo a pasta, representa 88% do público-alvo previsto no plano nacional de vacinação contra a doença. No entanto, cerca de 21 milhões de pessoas ainda não retornaram para tomar a segunda dose na data prevista.

O governo pretende concluir a aplicação da terceira dose em adultos até o mês de maio de 2022. A pasta informou que foram utilizados dados de um estudo encomendado pelo próprio Ministério da Saúde à Universidade de Oxford, além de pesquisas da FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz).

 

Números em SC

Segundo a plataforma da SES (Secretaria de Estado da Saúde), Santa Catarina 4.535.953 pessoas com a imunização completa contra o coronavírus – duas doses ou dose única – até o início da noite desta terça-feira.