SC tem alerta para onda de calor intenso e pode ultrapassar 40°C

Uma onda de calor intenso deve chegar ao Estado de Santa Catarina nesta segunda semana de janeiro de 2022, e deve se estender até metade do mês. Conforme divulgado na manhã desta segunda-feira (10) pela Defesa Civil, as máximas podem chegar aos 40°C em algumas regiões.
No Oeste de Santa Catarina já são registradas desde novembro de 2021 essa marca de temperatura. Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, isso não é uma novidade.
“Já estamos registrando temperaturas entre 35ºC e 40ºC faz bastante tempo. É apenas o verão”, esclarece Marcelo.
No litoral catarinense os termômetros podem também ficar na casa dos 40°C. Segundo o meteorologista Piter Scheuer esse calor brutal atingirá com mais força o Centro da América do Sul.
“A previsão indica que o pior do calor ocorrerá na Argentina e no Uruguai, mas o efeito será sentido no Rio Grande do Sul. Porém para nós não será extremo e deve ser sentido a partir do fim dessa semana”, explica ele.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a próxima semana deve ser bastante quente por conta de uma massa de ar bem quente que estará no Paraguai, e que vai levar a temperaturas acima dos 30°C em todo o Estado de Santa Catarina.
O território catarinense será atingido pela massa de ar quente, porém a partir de sexta-feira (14) e durante o fim de semana. Por conta do calor e aquecimento alguns temporais não podem ser descartados.

Previsão internacional
As maiores máximas nesta onda de calor vão ocorrer na Argentina, no Oeste, Centro, Norte e Nordeste do país, entretanto os maiores desvios de temperatura em relação ao normal vão ocorrer na província de Buenos Aires e no Uruguai, onde estará o núcleo da bolha de ar extremamente quente.
O SMN (Serviço Meteorológico Nacional) da Argentina emitiu um prognóstico trimestral, de 2022, explicando e orientando a população sobre o período de temperaturas elevadas.
“Toda a região vai registrar condições de muito calor ao longo da semana, com temperaturas máximas que ficarão entre 35ºC e 42°C, podendo ser superadas em alguns locais”, assinala o SMN.
Segundo o Inumet (Instituto de Meteorologia do Uruguai), no país o clima quente será extremo. O pior do calor, entretanto, ficará no Oeste e no Norte do país como Salto, Artigas e Rivera com máximas de 41ºC a 43ºC.

Cuidados durante épocas de muito calor
A orientação da Defesa Civil brasileira e dos demais órgãos internacionais é que neste período sejam evitadas atividades ao ar livre e que as pessoas consumam bastante água para evitar problemas relacionados às altas temperaturas. Em especial animais, crianças e idosos devem receber cuidados redobrados.
Diferente da Europa e Estados Unidos, a América do Sul não contabiliza por registros médicos mortes em consequência de ondas de calor.
Foto: Leo Munhoz/ND