Por: Ricardo Gebeluca | 12/12/2017

Proprietários, diretores e jornalistas ligados a diários impressos e portais de notícias de Santa Catarina receberam treinamento, na manhã de segunda-feira (11), para que possam atuar no SCPortais (scportais.com.br), lançado na parte da tarde. O encontro aconteceu na sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em Florianópolis, e reuniu cerca de 50 profissionais da área. O SCPortais reúne 15 portais de notícias, 70% deles com origem em empresas ligadas à Associação de Diários do Interior (ADI-SC) e representadas pela Central de Diários. Entre os presentes estavam o presidente da ADI-SC, Ámer Felix Ribeiro, da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Ademir Arnon, do Grupo RIC, Marcello Petrelli, a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, Thamy Soligo, o secretário de Comunicação do Estado (Secom), João Debiasi, e o diretor de Imprensa da Secom, Claudio Thomas.

O vice-presidente de Novas Mídias da ADI-SC, Marcelo Janssen, um dos responsáveis pelo novo portal, disse que a iniciativa já é um sucesso, uma vez que a meta de cinco sites reunidos até dezembro foi superada com folga, ainda mais considerando que o trabalho de prospecção e convencimento só começou em agosto. Ele é diretor Executivo do diário O Correio do Povo (OCP), de Jaraguá do Sul, que começou o processo de migração para o meio digital há quatro anos. O crescimento aconteceu gradativamente até virar um case de sucesso há cerca de um ano, consolidando o portal como o segundo mais acessado do estado.

 

Na primeira parte do evento, o editor de Conteúdo do OCP, Ricardo Daniel Treis, falou das estratégias que considera essenciais para aumentar a audiência e o alcance dos sites, como interação nas redes sociais e a comunicação integrada, ou seja, impresso que leva para o site e site que leva para o impresso. Adriano Kalil, vice-presidente de Gestão e Finanças da Associação, destacou o slogan: SCPortais – o interior catarinense ao alcance de um click. “A matéria postada como destaque no portal de uma região aparecerá em destaque no SCPortais, levando aquela informação instantaneamente para todas as demais regiões catarinenses”, pontuou.

Andréa Leonora

Especial CNR-SC/ADI-SC/Central de Diários