Secretaria de segurança reforça aproximação com os comerciantes de Balneário Camboriú

Desde 2017, a Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú adotou novos procedimentos de atuação da Guarda Municipal. Os GM’s saíram de suas bases fixas para se aproximar mais da população, percorrer os bairros e atuar de maneira ainda mais eficaz. Agora, os Guardas Municipais estão reforçando as visitas nos comércios da cidade, buscando sugestões e levantando informações sobre as particularidades de cada bairro.

O secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira, explica que a intenção das conversas é tomar conhecimento do que os comerciantes têm pensado e achado sobre o trabalho da Guarda Municipal. “Queremos levar as informações do 153 para a comunidade, nos colocando à disposição para os atendimentos de ocorrência. Também buscamos conversar para identificar necessidades e apresentar o trabalho de Polícia Municipal e Comunitária, falando dos nossos serviços”, explicou Castanheira.

Dentista no Bairro dos Municípios, Renan Passoni, desconhecia o número da Guarda Municipal e aprovou a iniciativa. “Com esse serviço nos sentimos protegidos e também tomamos conhecimento de quem acionar para quando houver problemas perto ou em nosso comércio. Isso demonstra atenção com quem trabalha na cidade”, explicou Renan.

Fabiane Pires, é comerciante e moradora do Bairro dos Municípios. “A gente acha o trabalho deles muito bom. Eles estão sempre aqui olhando as coisas do Bairro, dá tranquilidade pra nossa casa e pro comércio”, disse ela.

Cada inspetor da Guarda Municipal é responsável por um bairro, com essa aproximação com comerciantes e comunidade. Os mesmos fazem um questionário com todos os comerciantes da avenida principal do bairro e de suas ruas paralelas. Entre as perguntas, estão se conhecem o trabalho da GM, se já a acionaram para ocorrência, horários com mais fragilidade, críticas ou sugestões. “Faremos esse trabalho em todos os bairros nos comércios abertos de dia e à noite. Após isso, condensaremos os dados, gerando estatísticas que nos auxiliarão em novas estratégias de ação”, disse Castanheira.

A Guarda Municipal atende em regime 24h, pelo telefone 153.