Transferência de pacientes com Covid de SC para ES corre risco de suspensão; ocupação de leitos no estado capixaba é de 79%

Transferência

A transferência de até 16 pacientes com Covid-19 de Santa Catarina para o Espírito Santo pode ser suspensa nos próximos dias. O motivo, segundo o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, tenente-coronel Diogo Losso, é o aumento da taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do estado capixaba.

Segundo Losso, nesta terça-feira (9) dois pacientes do Oeste catarinense serão encaminhados para continuar o tratamento no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra. O transporte deverá ocorrer ao longo do dia por aviões do Batalhão de Operações de Aéreas (BOA) e uma empresa terceirizada contratada. Após essa transferência, a situação será reavaliada diariamente.

“O estado do Espírito Santo está tendo um aumento da demanda por leitos de UTI e é possível que nós tenhamos uma interrupção dessa missão antes de conseguirmos completar a transferência dos pacientes para os 16 leitos de UTI que foram ofertados em necessidade da demanda da população capixaba”, disse.

Um dos moradores catarinenses deve ser transferido a partir das 9h. Ele está internado no Hospital Regional do Oeste. A aeronave Arcanjo 2, do BOA, fará o transporte de Chapecó até a região metropolitana de Vitória.

Até a noite de segunda-feira (8), quatro pacientes foram enviados para o estado. Um deles teve o óbito confirmado no sábado (6). O corpo de Daniel Pegoraro deve chegar a Chapecó na manhã desta terça.

O acordo feito com o governo catarinense já previa esse risco, caso a ocupação dos leitos no Espírito Santo chegasse a 80%. De acordo com a atualização da noite se segunda-feira do Painel Covid-19 do estado capixaba, a ocupação de leitos é de 79,01%.

Em Santa Catarina, 388 pacientes que aguardam transferência para leitos de UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS é de 96,14%.

Segundo levantamento feito pelo G1, 71 pacientes da Covid-19 que estavam na lista para serem transferidos para um leito de UTI ou enfermaria especializado morreram de fevereiro até a noite de segunda-feira (8).

Covid-19 em SC

Santa Catarina é o quinto estado do país com mais casos confirmados de Covid-19, atrás de de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. No total, 709.077 pessoas foram infectadas desde março de 2020. Mais de 8 mil morreram com Covid-19 desde o início da pandemia no estado.

Dos 1.608 leitos de UTI SUS em Santa Catarina, 1.546 estão ocupados, sendo 884 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. No site do governo do estado, é possível verificar a ocupação desses leitos em cada hospital.