A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou que vai suspender as aulas, inclusive a distância, por 30 dias, em função da pandemia do novo coronavírus. Também está suspenso, por sete dias, o expediente presencial em atividades técnicas e administrativas da instituição, com exceção de saúde, segurança e demais situações essenciais. Até as 17h10, eram 7 pacientes diagnosticados com Covid-19 e 200 casos suspeitos no estado.
A medida foi tomada pela UFSC por meio da portaria nº 354/2020, depois da divulgação do decreto de situação de emergência por parte do governo do estado, e altera determinações anteriores da instituição.
Ficam suspensas também as atividades acadêmicas presenciais, como bancas, concursos e reuniões, e cronogramas de processos seletivos, programas de Assistência Estudantil, recursos administrativos, entre outros.
A portaria determina também que as empresas com trabalhadores terceirizados façam escalas de trabalho.
A universidade informou, entretanto, que os trabalhos feitos remotamente estão mantidos. A portaria autoriza que, após sete dias, as unidades administrativas e acadêmicas façam atividades presenciais consideradas essenciais. Porém, antes de ir às instalações físicas, será preciso notificar formalmente a Secretaria de Segurança Institucional da UFSC (SSI), pelo e-mail seguranca@contato.ufsc.br.